Notícia

Acontece em Brasília a última etapa do 8º CNP


Eng. Capoani destaca a importância da nova legislação para o exercício profissional. Créditos: Arquivo CREA-RS

Após a sistematização das propostas aprovadas no 8º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que ocorreu em setembro em Gramado, logo após o final da Semana de Engenharia e Agronomia, que reuniu 3,7 mil profissionais, o Sistema Confea/Crea promove até quarta-feira (11/12), em Brasília, a última etapa do 8º CNP, que tem como tema “Marco Legal – Competência Profissional e Desenvolvimento Nacional”. 
Nessa etapa, que se iniciou no domingo (8/12), com o credenciamento dos delegados eleitos nos Congressos Estaduais, esses profissionais receberam os equipamentos para a votação eletrônica, mediante documento de identidade. Dos 415 delegados, até o meio-dia estavam presentes 383 profissionais, sendo 27 do CREA-RS. 

Ao fazer parte da mesa de abertura, o coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-RS e representante da coordenação de todas as Câmaras, o Eng. Agrônomo Juarez Morbini Lopes, ressaltou o momento ímpar de discussão que os profissionais estavam tendo, como o congresso. “É a oportunidade para modernizar a nossa legislação, além de possibilidade de refletirmos sobre as nossas atividades. Toda esta discussão contribuirá para o fortalecimento de nosso Sistema profissional, fazendo com que ele se torne muito mais atuante. Com certeza, no final teremos um resultado bem positivo”, avaliou, depois de cumprimentar todas as autoridades presentes. 

Anfitrião do evento, o presidente do CREA-DF, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Flavio Correa, fez questão de parabenizar o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, sobre a organização da 70ª Soea e 8º CNP em Gramado. “No excelente trabalho que tivemos na etapa no Rio Grande do Sul, já percebemos a necessidade de mudanças em todas as discussões promovidas na ocasião”, afirmou.

Já o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, destacou a importância da Engenharia no desenvolvimento do país. Segundo ele, a gestão pública dos países do Primeiro Mundo contam em sua maioria, cerca de 80%, com os profissionais da Engenharia em sua área de planejamento. “Não é à toa que a presidenta Dilma Rousseff citou em seu discusso na Organização das Nações Unidas que o Engenheiro é produtivo”, esclareceu. Falou também da Frente Parlamentar, instalada em agosto, da qual todos os profissionais podem participar e ficarem atentos sobre os projetos de lei que estão sendo discutidos ou aprovados. Salientou, ainda, sobre a questão da falta de profissionais. De acordo com ele, há engenheiros para suprir às demandas brasileiras. “Se pagarem os valores que estão oferecendo aos médicos, não será preciso trazer estrangeiros, porque temos profissionais suficientes”, finalizou, convidando a todos para a Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do Sistema Confea/Crea, que ocorrerá no dia 11 de dezembro, às 10 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Logo após foi formada a mesa diretora, eleita no CNP em Gramado, que conduzirá os trabalhos apresentando aos delegados o trabalho final realizado por um Grupo Técnico e Jurídico que classificou, agrupou e confrontou as 49 propostas aprovadas na primeira etapa com as disposições legais (marcos legais do Sistema) e administrativas (normativos) vigentes. 

Os delegados terão a oportunidade de fundamentarem cinco anteprojetos de lei, três anteprojetos de decretos-lei, três minutas de Resolução e uma minuta de Resolução Normativa que sintetizam os trabalhos desenvolvidos em Gramado e nas oitivas regionais posteriores. São proposições de alterações das leis 5.194, de 1966, a 4.950A e 6.496/77. O assessor da presidência do Confea para o 8º CNP, Engenheiro Eletricista Edison Flávio Macedo, informa que, além desta síntese, “serão levados aos participantes inúmeros encaminhamentos. Algumas propostas, por suas características, foram consideradas exclusivamente como ações de gestão e serão encaminhadas ao Confea e aos Creas para as devidas providências. Mas, independentemente das votações e do resultado destes encaminhamentos, pode-se dizer que o CNP já é plenamente exitoso”.

O Rio Grande do Sul está representado por 27 delegados
 
Delegação gaúcha

Delegados com mandato: Eng. Agr. Mauro Miguel dos Santos Cirne, Eng. Agr. e Seg. Trab. César Augusto Pires Moutinho, Eng. Ftal. Carlos Roberto Santos da Silva, Eng. Ind. Mec. Airton José Monteiro, Eng. Mec. e Seg. Trab. Fernando Volpatto Ramos, Eng. Agr. e Seg. Trab. Diogo Regis Furian, Eng. Civ. Marineda Vieira de Albuquerque, Eng. Civ. Ubiratan Oro, Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero, Eng. Agr. Artur Pereira Barreto, Eng. Civ. Beno Inacio Frantz, Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. João Carlos Lindau.
Delegados sem mandato: Eng. Agr. Humberto Dauber, Geol. Carlos Augusto Andrighetto Canova, Eng. Civ. Anelice Mirian Klein, Eng. Ftal. Elon Davi Jaguszewski, Eng. Eletr. Francisco Hermes Beltrame de Araújo, Eng. Civ. Celio Jair Rocha de Almeida, Eng. Eletr. e Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva, Eng. Civ. Sandra Severo D' Abreu, Eng. Op. Mec. Ivo Hubner Gonçalves, Eng. Mec. e Seg. Trab. Silvio Fernando Ballin, Eng. Agr. Valmor Christmann e Eng. Civ. Jefferson Luiz de Freitas Lopes, também coordenador da Comissão de Organização do CEP/RS.
Delegado convidado: Eng. Seg. Trab. Nelson Burille 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: