Engenharia Civil como fator predominante do desenvolvimento

De 5 a 7 de dezembro, em Curitiba, acontece o 19º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, promovido pela Associação Brasileira de EngenheirosCivis (ABENC), com organização do seu Departamento do Paraná (ABENC/PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Crea-PR. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul estava representado no evento, por seu presidente Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, que também coordenou o painel "Estruturas e Obras especiais - Usinas hidrelétricas e desenvolvimento", abordado pelo Eng. Civ. Francisco Luiz Sibut Gomide. Consta do currículo do palestrante Economista (UFPR, 1968) e Ph. D. em Recursos Hídricos (Colorado State University,1975). Foi Ministro de Minas e Energia (2002), Presidente da Escelsa e Enersul (1995-2001), Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional (1993-1995), Presidente da Copel (1986-1993), Diretor de Administração e Finanças da Copel ( 1983-1986) e Professor Titular de Engenharia de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Paraná. Foi também Fundador (1977), Diretor (1977-1979) e Presidente (1985-1987) da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Atualmente, Sócio Diretor da GMD Organização Industrial e Engenharia Ltda.