CREA-RS promove etapas Carazinho e Tramandaí da Operação Deméster

A ação ocorre de 22 a 26 de abril. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 22 a 26 de abril, o CREA-RS promove fiscalização em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs), Cooperativas, Portos, Armazéns e silos, Armazéns e silos em propriedades rurais, cerealistas e Câmaras frias dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Carazinho e de Tramandaí.

A Operação Deméster atende à Norma de Fiscalização n. 004/2010 da Câmara de Agronomia do CREA-RS, além de requisitar a Anotação de Responsabilidade Técnica pela manutenção dos equipamentos existentes.

Os agentes vão verificar a responsabilidade técnica na manutenção preventiva em estruturas e máquinas do ambiente agrícola. São atividades de engenharia e, para tanto, necessitam de acompanhamento de profissional e empresa legalmente habilitados.

O objetivo é verificar a responsabilidade técnica na manutenção preventiva em estruturas e máquinas do ambiente agrícolas

São ações do Conselho gaúcho considerando que existem situação que possam colocar em risco grande número de pessoas, pois com o aumento da colheita, também tem crescido no país a morte de trabalhadores em silos e armazéns de grãos.

Tramandaí

Os principais acidentes ocorridos são: nas operações de movimentação de grãos entre compartimentos (ex: transilagem), quedas, lesões do trato respiratório e sufocamentos, as atividades de limpeza e descarga final de silos, as manutenções e as montagens das estruturas de armazenamento de grãos, e a falta de capacitação dos empregados.