Notícia

Presidentes de Creas, do Confea e da Mútua se encontram em Fortaleza


Créditos: Arquivo Confea

Que se foque na vida dos profissionais, que essa seja a prioridade: esse foi o apelo feito pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, durante seu discurso de abertura na 2ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que está sendo realizada nestas terça e quarta-feira (26 e 27/3), em Fortaleza/CE. “Onde vocês forem levar melhorias para os profissionais, vocês terão no Confea um parceiro”, concluiu Vinicius.

Presidente do Confea, Vinicius Marchese

Ainda em seu discurso, Vinicius destacou a importância da cartilha de concessões públicas e parcerias público-privadas no auxílio da fiscalização e pediu que os presidentes dessem maior divulgação a elas. Também mencionou a nova parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e pontuou sobre a importância de se ter representação na Associação para conseguir negociar a parceria.

Presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter

 


Também pela manhã, o conselheiro federal coordenador da Comissão Eleitoral Federal – CEF, Neemias Machado Barbosa, fez uma apresentação sobre o processo eleitoral deste ano. Após mostrar a composição da CEF e o calendário eleitoral, Barbosa deu detalhes sobre os requisitos que o delegado eleitor de conselheiro representante de instituição de ensino deve ter e depois sobre como será o processo para eleição dos outros cinco conselheiros federais representantes das modalidades profissionais. “A CEF reitera seu compromisso com a transparência do pleito”, afirmou Neemias antes de encerrar a palestra.

Entre os informes dos presidentes de Crea, a presidente do Regional paraense, Adriana Falconieri, celebrou o fato de que 100% dos formados no estado estão se registrando no ato da outorga do título profissional. “Antigamente era 50, 60%. Compramos até mais quatro impressoras para dar conta da demanda”, compartilhou.

O presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, também compartilhou as novidades que estão sendo implementadas para aprimorar os serviços no Regional. Entre as melhorias, estão a contratação de call center, transmissão ao vivo da sessão plenária, veiculação de podcast e promoção de hackathon. “Estamos atendendo as demandas colhidas durante o período eleitoral com os profissionais, que diziam sentir falta da modernização. Com isso, agora vamos conquistando a confiança deles”, afirmou.

Já o presidente do Crea-ES informou que o Regional está dando apoio técnico às prefeituras, Defesas Civis locais e ao Corpo de Bombeiros, frente aos desafios impostos pelas fortes chuvas que devastaram o sul do Espírito Santo no último fim de semana. “Temos que participar, sim, da coordenação desses trabalhos”, salientou. No comitê de crise, o Crea-ES disponibiliza mão de obra técnica qualificada, que está sendo fundamental nos levantamentos de riscos geológicos e estruturais que possam ameaçar a segurança da população nas áreas afetadas.

Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: