Educação da Engenharia em debate no XLI Cobenge
Mais de 700 professores e alunos de Engenharia prestigiam abertura do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS
Na segunda-feira (23), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani, participou da solenidade oficial de abertura do quadragésimo primeiro Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Este evento de periodicidade anual é uma promoção da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), organizado pela Escola de Engenharia da Ufrgs.
Gramado, de 23 a 26 de setembro, será o cenário para a realização deste grande evento que reúne docentes e discentes das instituições de ensino de todo o País, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências para subsidiar ações para a formação de um maior e mais qualificado contingente de Engenheiros.
A coordenadora da Comissão Organizadora, prof. Liane Loder, abriu o evento agradecendo aos parceiros na realização e destacando a necessidade premente da melhoria dos cursos de formação, haja vista o crescimento no número de vestibulandos na área das Engenharias, superando cursos como direito.
O Eng. Nival Nunes de Almeida, presidente da Abenge, destacou a atuação da Associação, ao longo dos 40 anos de existência, responsável por promover debates e uma maior aproximação entre professores, alunos e profissionais para a superação dos desafios acadêmicos e políticos. “A educação precisa ser repensada para se adequar ao País e ao mundo em transformação” complementa Almeida. “É fundamental ter participação nas políticas públicas para que haja melhoria do ensino da engenharia, como é feito pela Abenge que acompanha a oferta de cursos, provas do Enem, situação das IEs ou atuação junto ao Sistema Confea/Crea”, finaliza.
Em sua manifestação, o presidente do Conselho gaúcho, Eng. Capoani, destacou a importância da educação como base para uma sociedade desenvolvida. Destacou ainda “o crescimento do valor da área à dinamicidade do mercado deve ser incentivada e motivada pelo estudo e conhecimento”.
Presente ao ato, o secretário de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia, Luciano Andreatta, enfatizou que uma engenharia forte contribui para o desenvolvimento do Estado.
Em representação ao reitor da Ufrgs, a prof. Carla Tem Caten, vice-diretora da Escola de Engenharia, saudou os membros da Comissão Organizadora e destacou a atuação da Escola, que tem 117 anos ininterruptos de curso, 13 cursos de graduação e 07 cursos de pós-graduação, tendo sido considerada em 2012 a melhor universidade do País.
Ao final da cerimônia, pelos 40 anos da Abenge foram prestadas homenagens a ex-presidentes e colaboradores da Associação, entre eles o Prof. Pedro Lopes de Queirós, João Cordeiro, Luciano Nicolau e Mario Neto Borges. Este último homenageado desabafou “que a educação e a ciência passem a ser valores para a sociedade, assim como a política, a economia e o futebol.”
Na tarde de segunda, o Eng. Capoani também participou do painel "Sistema Confea/Crea e a Resolução 1010", junto aos assessores do Confea Eng. Roldão Lima Júnior e Pedro Lopes de Queirós.