38º Seminário das Inspetorias homenageia os profissionais de Torres

Marco Antônio Collares. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS conta com representatividade em 44 inspetorias cuja atuação se faz presente nos 497 municípios gaúchos, para a garantia do exercício legal das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências e em defesa da sociedade.

Às vésperas de completar 40 anos, em janeiro de 2024, a Inspetoria de Torres tem sua história escrita pelas mãos dos profissionais que por ela passaram. Foram experiências compartilhadas, projetos e ações realizados, que contribuíram e contribuem até hoje para o reconhecimento do Conselho gaúcho no litoral norte.

Um deles é o Eng. Civil Marco Antônio Saraiva Collares Machado, um dos fundadores da Inspetoria de Torres, atuando como inspetor-chefe, membro da Comissão de Engenharia Civil, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil.  Atualmente, é presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral (Asenart).

O Eng. Civil Milton Cezar Dalcegio atuou na Inspetoria de Torres como inspetor-tesoureiro, e como membro da Comissão de Engenharia Civil. No evento, foi representado pelo seu filho, Eng. Civil Guilherme Dalcegio.

O Eng. Civil José Paulo Guerra foi um dos fundadores da Inspetoria de Torres. Atuou como membro da Comissão de Engenharia Civil.

Eng. Civ. José Paulo Guerra

Para receber a homenagem in memoriam do Eng. Agr. Carlos Renato Cechin, estava presente sua esposa, a  Eng. Agr. Fátima Cechin. O Eng. Cechin participou do Sistema Confea/Crea, tendo atuado como conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS, representando a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral (Asenart), e como membro da Comissão de Agronomia da Inspetoria de Torres pelo biênio 2004/2005.

Eng. Agr. Carlos Renato Cechin (in memorian)

O Eng. Carlos Renato Cechin também foi muito atuante na comunidade de Torres, ficando à frente da Secretaria Municipal de Planejamento, de 2013 a 2016. Foi vice-prefeito de Morrinhos do Sul e presidiu a Associação dos Amigos da Praia de Torres (Sapt) e apresentou durante sua gestão o novo sistema de geração de energia, com a instalação das placas fotovoltaicas.

Também foi feita uma homenagem in memoriam ao Eng. Civil Luiz Gonzagas Inácio, o Eng. Zaga (como era chamado por todos). Atuou na Inspetoria de Torres como membro da Comissão de Engenharia Civil. Foi um profissional atuante na cidade de Torres e junto à prefeitura municipal, atuou na Secretaria de Planejamento e aprovação de projetos nos anos 2000. Fundador da empresa lgi building consultoria e planejamento ltda.

Eng. Civil Luiz Gonzagas Inácio (in memorian)

Também foram homenageados os colaboradores do CREA-RS, lotados nesta inspetoria, pela dedicação, empenho, responsabilidade e entrega à comunidade e profissionais da Inspetoria de Torres do CREA-RS, Cristiane da Silva Gomes Martins, funcionária administrativa de Torres há 33 anos. E Jucimar Carvalho Godinho, agente fiscal da Inspetoria de Torres há 24 anos.

Cristiane da Silva Gomes Martins e Jucimar Carvalho Godinho

Nossos parabéns a todos e a todas.