Notícia

A Mente do Futuro na visão de Daniel Hosken


Daniel Hosken . Créditos: Arquivo CREA-RS

Entusiasta da produtividade e alta performance, o engenheiro e neurocientista Daniel Hosken trouxe para o 38º Seminário das Inspetorias provocações sobre os desafios humanos na jornada da mudança. “Mudar é rotineiro. Mas algumas mudanças são desafiadoras e geram muito medo”, destacou, afirmando a importância das emoções no processo de mudança e como podemos amenizar os impactos no dia a dia.

Hosken explica que as emoções são um dos pilares do nosso comportamento e que possuem conexão direta com o modo como respondemos as mudanças.  Assim, a chave para o entendimento e melhor resolução desse processo é a tomada de consciência sobre quais são as emoções que eu sinto perante as mudanças. Além disso, é fundamental observar como perante a presença dessas emoções eu consigo lidar melhor com aquele mundo, aquela realidade ou aquele desafio que está acontecendo.

Falou ainda desta era, com a revolução cognitiva, agrícola, científica, industrial, digital e inteligência artificial. “Diferentemente de todas as outras eras. A velocidade em primeiro lugar. Estamos em uma era da infoxicação, o mundo está em guerra pela nossa atenção. Como lidar com este volume de informações?
Dar mais pausa, não ficar conectado. Quem consegue fazer isto? É possível se adaptar e fazer uma boa gestão de tempo, produzir e manter a saúde mental? “Sim, por meio de boas escolhas, que carregam responsabilidade, que incluem vários nãos. Não conseguimos nos adaptar se não tivermos uma estratégia para as adequações de mudanças”, contou.

Ressaltou ainda que não nascemos com um manual. “Estou com um problema com uma máquina. Vou ao manual e consigo fazer a correção. Mas a gente não nasceu com um manual. Nascemos e passamos a vida tentando entender tudo e aprendendo na raça. É assim que seguimos na vida”, pontuou.
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar de destino”, citou Carl Gustav Jung para finalizar, ressaltando que precisamos estar preparados para atuar em empresas tecnologicamente inteligentes, adaptáveis e abrangentes. “Vamos ser agente de transformação e enxergar oportunidades nas mudanças, com uma mente produtiva.”

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: