Notícia

Começa o Seminário das Inspetorias em Torres


Encontro segue até sábado . Créditos: Arquivo CREA-RS

Maior evento anual das Inspetorias do Conselho gaúcho, o 38º Seminário das Inspetorias do CREA-RS, que ocorre até sábado (28), no Auditório da Ulbra de Torres, reúne cerca de 80 participantes, entre inspetores e representantes de Zonal.

Contribuir com o processo de análise sobre questões de interesse dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua é o principal objetivo do encontro.

A importância da Engenharia no dia a dia da sociedade também foi unânime nos discursos de abertura, que reuniu representantes da Inspetoria de Torres, entidades de classe e poder público municipal na tarde desta quinta-feira (26).

Também na mesa, o diretor-geral da Ulbra em Torres, Valdemar Sjlender, ressaltou a importância e o orgulho de receber um evento como este, falando em nome do reitor, Thomas Heimman. “A nossa universidade tem, na medida do possível, oportunizado eventos como este que reúne as lideranças do CREA-RS na discussão das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências. Também formamos nestes 51 anos engenheiros, arquitetos e agrônomos. Só a Ulbra em Torres já tem 31 anos. Desejo muita reflexão e muitos aprendizados, que serão de grande valia para toda a comunidade”, ressaltou.

Falando em nome da Mútua-RS, a facilitadora Lanna Vanessa Perla deu as boas-vindas e destacou que a Mútua-RS estará no evento para esclarecer os benefícios oferecidos.

Como representante da Zonal Litoral, o Engenheiro Civil Paulo César Vitt de Oliveira, também deu as boas-vindas aos participantes do 38º Seminário das Inspetorias. “É uma honra receber um evento tão importante e tenho certeza que teremos grandes discussões que valorizam as nossas profissões”, afirmou.

Presidente da Asenart, o Engenheiro Civil Marco Antonio Collares, também estava entusiasmado por Torres oportunizar uma discussão importante sobre as atividades da Engenharia no município. Falou, ainda, sobre o prêmio que ganhou no EESEC. “Fazemos parte de um Sistema, que nos fortalece e que mostra a importância de nossas profissões. Portanto, a nossa responsabilidade é muito grande em encontros como este e temos que aproveitar”, avaliou.

Também orgulhoso estava o Eng. Agrimensor Jonatan dos Santos Rocha, inspetor-chefe de Torres, que falou um pouco de como conseguiu trazer o evento para o município do litoral. “Foi em um dos primeiros encontros que fiz a proposta, pois entendia que Torres podia sediar e que a discussão seria muito interessante para a comunidade da cidade. Desejo que tenhamos o melhor evento de todos os tempos”, argumentou.

O coordenador das Inspetorias, Eng. Civil Milton Pedrollo, citou a programação e destacou a discussão que deve ser um ponto-chave para o futuro das inspetorias. “Vamos discutir o regimento interno, o que vai contribuir para tenhamos um avanço muito grande. Além disso, vamos fazer um balanço da Carta de Pelotas, que ocorreu no ano passado, para ver quais ações conseguimos colocar em prática”, adiantou.

Representatividade da administração municipal é fundamental em encontros que discutem a Engenharia. No caso de Torres, representando o prefeito, Carlos Souza, o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, elogiou o trabalho de fiscalização do CREA-RS na cidade.  “As ações orientativas e preventivas contribuem para o desenvolvimento do município e nas melhores ações. Estamos a todo o vapor. A população reclama da buraqueira, mas as grandes obras estão em execução e são necessárias. Elas estão sendo colocadas em prática pelas mãos dos profissionais da Engenharia, que também fiscalizam”, apontou.

Finalizando, o Eng. Civil João Luís Collares, presidente em exercício do CREA-RS, chamou a responsabilidade pela discussão da profissão em um fórum importante como o Seminário das Inspetorias. “É muito bom também ver os novos rostos. Esta renovação é muito importante. O evento será uma oportunidade para maior conhecimento, para melhorar o nosso Sistema, e também para aumentar a network”, ressaltou.

Também fez uma apresentação das ações nestes 60 dias como presidente interino do CREA-RS, com destaque para o Engenharia Solidária e as reformas das Inspetorias.
Destacou os Capacita + e o Engenharia em 2023, além da Engenharia Solidária, com aumento dos cursos e palestras. “Mais cursos virão em parceria com as entidades de classe”, apontou.

Além disso, detalhou o projeto da Engenharia Solidária. “Nossos voluntários estão preparando os relatórios. Está terminando a primeira etapa. Na próxima, será a reconstrução das casas atingidas”, ressaltou.
Na sequência, foi lida a Carta de Pelotas, aprovada no Seminário das Inspetorias do ano passado, para ver as ações que foram colocadas em prática.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: