Nova Forma de Mobilidade Urbana é tema de Capacita + em Sapucaia do Sul

No dia 24 de outubro, o Eng. Civil Felipe Brum de Brito Sousa foi o palestrante do Capacitá+ que ocorreu no município de Sapucaia do Sul. Com cerca de 25 participantes, o evento contou com a presença da Eng. Civil Maria Eugenia Lucas Cardoso, inspetora-chefe de Esteio e coordenadora do Comitê Gestor Mulher do CREA-RS, do inspetor-tesoureiro: Eng. André Rodrigues da Silva; do coordenador da Zonal Sinos e da Sease, Eng. Leonardo Koenich Botelho, além do prefeito de Sapucaia do Sul: Sr. Volmir Rodrigues.

Felipe Brum de Brito Sousa possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado (2004) e doutorado (2016) em Engenharia de Produção (PPGEP-UFRGS), com ênfase em Sistemas de Transportes e Logística. Proprietário da SOUSADG Consultoria desde 2014.
A urgência do tema e a oportunidade da publicação saltam aos olhos de quem acompanha as demandas da sociedade brasileira por soluções integradas capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, cada vez mais comprometida pelo tempo gasto com deslocamentos, poluição, moradia inadequada e insegurança.

Na palestra, foram tratadas questões como os desafios viários atuais, como tornar as ruas, ciclovias e calçadas inteligentes, melhorando a sinalização. As novas tecnologias quanto aos fatores viário, veicular, humano/sistemas. Além de soluções para acessibilidade/ergonomia, carrinhos de bebê, cadeirantes, cegos, idosos, entre outros.

“Não basta ter ideia, tem que ter dinheiro, pois há muitas empresas concorrentes usando tecnologia similar. Precisamos de projetos para atender às cidades que querem carros fora de suas ruas, o que lhes permitirá reaproveitar valioso espaço de superfície em ciclovias, calçadões de pedestres, varejo ao ar livre, praças de restaurantes e miniparques. Além disso, os veículos serão autônomos. As economias de custo de perder o motorista são óbvias, mas a grande oportunidade será ter um ocupante conectado por uma hora não perturbada por dia”, ressalta.

Explicou ainda que existem três futuros de mobilidade urbana, Europa, EUA e China. Na Europa, há uma mistura multimodal de soluções que mantêm os habitantes urbanos ativos, andando na primeira milha e na última milha e engajando lojas e restaurantes ao longo do caminho. Nos Estados Unidos, a mobilidade é voltada para os carros AVs, apesar das preocupações. É provável que a posse de carros particulares permaneça alta, possivelmente levando ao congestionamento.E finalmente, na China, que é líder com EVs e com mobilidade compartilhada.

“Em qual desses modelos o Brasil vai se posicionar?”, provocou, destacando a nova legislação de veículos elétricos. “Há incentivo de diversidade de fontes energéticas com planejamento responsável de consumo? Qual o incentivo para eu gerar minha própria energia (solar, eólica, etc.)”, apontou. São os desafios de um futuro próximo.