Operação Natal Luz inicia em Gramado

Evento ocorre de 26 de outubro de 2023 a 21 de Janeiro de 2024. Créditos: Arquivo CREA-RS

O espírito natalino já está presente nas ruas e avenidas de Gramado com ornamentação lúdica. À noite as luzes iluminam a cidade da Serra gaúcha, tanto no comércio, como nas residências. Com a missão de proteger a sociedade por meio de sua fiscalização, o CREA-RS verificou nesta quarta (26) a responsabilidade técnica da montagem destas estruturas e demais atividades técnicas, para garantir que tenham à frente profissionais e empresas legalmente habilitados.

O agente fiscal Homero Lopes solicitou as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços executados no centro da cidade, onde ocorrem os desfiles. Entre as ARTs recolhidas estão a de montagem de palco, manutenção e instalação elétrica, show pirotécnico, PPCI, projeto de estrutura de concreto armado e de estruturas metálicas, instalação elétrica de baixa tensão, instalações hidrossanitárias, laudos técnicos das estruturas metálicas e das estruturas de concreto armado.

O Engenheiro Eletricista Lucas Bonatto de Azevedo, que é membro da Comissão da Inspetoria do CREA-RS Canela/Gramado, destacou a importância da ação. “Esta fiscalização do Conselho, junto ao poder público, garante a segurança de todas as instalações do evento para o público de turista e da comunidade que visitará a cidade.”