Notícia

Como estará Porto Alegre em 2040?


Evento promovido pelo Sinaenco, em 25 de setembro, discute o futuro da Região Metropolitana de Porto Alegre
Porto Alegre é a terceira entre as maiores metrópoles brasileiras, sendo conhecida por ser uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Por outro lado, cerca de 14% de sua população vive em condições inadequadas de moradia. Na área de mobiblidade urbana, a capital gaúcha possui uma das maiores taxas de motorização: um automóvel por 2,79 habitantes. Nas cidades conurbadas, 21,36% dos domicílios não contam com água canalizada. Com relação à forma de abastecimento, apenas 85,75% dos domicílios têm o fornecimento de água realizado por uma rede geral.
E nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura da Grande Porto Alegre?
Esse cenário e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará Porto Alegre  daqui a 25 anos?”, promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) no dia 25 de setembro, a partir das 8h30, no Hotel Deville. A campanha percorrerá, nos próximos meses, mais 8 metrópoles do Brasil. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos”, destaca Viol.
O evento foi divido em três painéis. O primeiro painel tratará do planejamento de Porto Alegre 25 anos antes e a realidade atual. Para falar sobre este tema foram convidados o Secretário de Urbanismo de Porto Alegre, Cristiano Tastch, e o Secretário de Gestão, Urbano Schmitt.
O segundo painel – “A Metrópole que queremos: planejamento para uma Região Metropolitana sustentável” - terá palestras do arquiteto Oscar Escher, Diretor Superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), e do engenheiro Luiz Carlos Bussato, Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul.
No período da tarde ocorrerá um grande debate com alguns dos principais especialistas, líderes de entidades ligadas a engenharia, arquitetura, urbanismo e planejamento das cidades, sobre o futuro de Porto Alegre nas áreas de mobilidade urbana, habitação e saneamento.
As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br. No website criado exclusivamente para esta campanha também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de Porto Alegre.

AGENDA
De olho no futuro: como estará Porto Alegre daqui a 25 anos?
Local: Hotel Deville
Data: 25 de setembro
Horário: das 8h30 às 18h
Inscrições gratuitas pelo site olhonofuturo.org.br

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: