9ª edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre começa com Ecotrilha

A 9ª edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre (SLZ) acontecerá entre os dias 20 e 28 de outubro apresentando uma programação repleta de atividades gratuitas para a população e tem como tema "Porto Alegre Sem Lixo".

O modelo atual de consumo e de descarte de resíduos precisa ser repensado nas cidades, e a Semana Lixo Zero 2023 tem como objetivo promover o debate e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis junto aos porto-alegrenses. Cidades lixo zero, consumo consciente, compostagem e reciclagem, hortas urbanas, alimentação saudável, economia circular e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alguns dos temas que estão na programação.

De acordo com Paula Moletta, consultora e voluntária do Coletivo Lixo Zero Porto Alegre e uma das organizadoras da SLZ Porto Alegre, a pauta Lixo Zero é abrangente, e as atividades deste ano, além de mobilizarem os cidadãos, também trazem visibilidade para o trabalho de quem se dedica diariamente a tornar as cidades mais sustentáveis como catadores e agricultores, por exemplo. "A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para que as pessoas, empresas e instituições possam aprender e compartilhar experiências sustentáveis. Geramos resíduos em todos os lugares e precisamos enxergar eles como um ativo, e não como um passivo. A conscientização é o primeiro e mais importante passo", ressalta.

A realização do evento é do Coletivo Lixo Zero POA, através do Laboratório Resíduo Zero Porto Alegre, e a mobilização das atividades é promovida pela startup Green Thinking Project, em parceria com o Plano de Logística Sustentável de Porto Alegre, com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre, com o SESC Protásio Alves, com o Pacto Alegre, com o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Bom Jesus, com o TECNOPUC e com a colaboração de mais de 15 voluntários.

A 9ª edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre possui o patrocínio da Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do RS (Sinplast/RS), Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) e Colégio Anglo Porto Alegre.

Dia 20/10 ECOTRILHA na Unidade de Triagem da Vila Pinto - CEA

Começando a SLZPOA2023 com uma EcoTrilha promovida pelo Green Thinking em parceria com o CEA. Realizar uma visita para mostrar o funcionamento de uma Unidade de Triagem de Porto Alegre, conhecer de perto o funcionamento de uma unidade de triagem, aprender sobre os diferentes tipos de resíduos e como são separados e entender a importância da reciclagem para o meio ambiente

A ação será no dia 20 de outubro (sexta-feira) às 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Green Thinking e Lixo Zero Porto Alegre

Inscrições pelo link: