CREA-RS presente na primeira formatura do curso Design de Interiores como integrante do Sistema Confea/Crea

Cerimônia ocorreu em Caxias do Sul . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com a profissão regulamentada desde 2016, os profissionais de Design de Interiores e Ambientes agora podem ser registrados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O registro profissional possibilita a fiscalização da atuação profissional, bem como auxilia na busca por demandas necessárias à categoria, visando a segurança da sociedade.

A Universidade de Caxias do Sul formou, no dia 25 de agosto, a primeira turma de Design de Interiores agora como profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. O CREA-RS esteve representado pela Engenheira Química e de Segurança do Trabalho Roselaine Mignoni, 1º diretora administrativa, e entrega de Mérito Acadêmico.

Dona da melhor média da turma de Design de Interiores, Liliam Bittencourt Filipi, recebeu, por seu desempenho, o Certificado de Mérito Acadêmico do CREA-RS.

De acordo com a Resolução 313/86 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o ingresso na modalidade civil, com o título de Tecnólogo em Design de Interiores e Ambientes, permitirá que os designers tenham autonomia para elaborar orçamento, conduzir uma equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção e muitas outras funções que serão baseadas no currículo escolar de cada instituição, além do catálogo do MEC.

Todas as atividades desempenhadas pela classe serão fiscalizadas pela instituição. Além disso, após o registro no conselho, todos os profissionais de Designer de Interiores e Ambientes poderão emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que valida a capacitação técnica e garante a responsabilização do profissional.