CREA-RS participa de Seminário Nacional de Inspeção Predial promovido pela AEA Sinos

Presidente em exercício participou do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quarta-feira, 23, o Seminário Nacional de Inspeção Predial mobilizou profissionais e estudantes com palestras sobre aspectos indispensáveis da preservação de construções como casas, edifícios, entre outros.

Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA Sinos), com patrocínio do CREA-RS, Confea e Mútua, apoio da Unisinos, o encontro é híbrido e pode ser assistido pelo canal Rádio Arquitetura no YouTube (para hiperlink: https://www.youtube.com/@radioarquitetura). O seminário vai até sexta-feira, com palestras presenciais na quinta-feira, 24, e minicursos exclusivamente online no dia 25 de agosto.

Inspeção das Estruturas em Concreto, Vedação e Revestimentos de Fachadas, palestra do eng. Marco Antônio Collares Machado

O seminário teve apoio do CREA-RS por meio do Edital de Patrocínio 2022. O presidente em exercício, eng. civil João Luis Collares, elogiou a programação composta por temas atuais e relevantes para a construção civil e mercado imobiliário. “É um evento muito abrangente, com conteúdo muito qualificado. Os assuntos aqui tratados não repercutem somente no Vale dos Sinos, mas no estado inteiro. É com grande orgulho que o CREA tem a possibilidade de patrocinar um evento deste porte para uma associação grande como é a AEA Sinos”, destacou Collares.

Representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o 1º diretor financeiro do CREA-RS, Eng. Civil José Luiz Garcias, afirmou que o apoio financeiro a encontros, seminários e cursos é uma das formas de contribuir profissionais do sistema. “É por meio de chamamentos públicos e do edital de patrocínio que podemos dar retorno pelos pagamentos da anuidade e ARTs, por exemplo”, explicou Garcias.

O tesoureiro da AEA Sinos, Eng. Civil Ari Borges, agradeceu a parceria do Conselho e da universidade para a concretização do seminário com referências nacionais em inspeção predial. “A união de forças entre entidade, Unisinos, o CREA, o Confea e a Mútua fez este encontro ser possível. O conhecimento não tem contraindicações, então hoje vamos absorver ao máximo o conteúdo que os palestrantes vão nos apresentar”, afirmou Borges.

Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, eng. eletricista Rene Emmel

Para o coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Unisinos, eng. civil Maurício Mancio, é fundamental que os profissionais busquem especialização nas engenharias e na arquitetura. “Hoje nós vivemos em um ambiente construído, projetado, executado, mantido, operado por engenheiros das mais diversas categorias. Essa vivência depende muito da pauta deste evento, que é a Inspeção Predial”, observou o Mancio.

O conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica eng. eletricista René Emmel falou sobre a atuação do CREA nas Inspeções de Instalações Elétricas e nos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Edital de Patrocínio 2023
O Seminário Nacional de Inspeção Predial, foi promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos com o apoio do CREA-RS. A entidade participou do Edital de Patrocínio de 2022 que aprovou 55 projetos que serão executados até o fim de 2023.

O Edital de Patrocínio nº 01/2023, para execução em 2024, já está disponível. O orçamento foi ampliado em 100%, em relação ao anterior, serão disponibilizados R$ 2,2 milhões para projetos de entidades de classe. Cada entidade pode inscrever até dois projetos e receber até R$ 40 mil por cada um. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro de 2023.