Programa de interiorização do CREA-RS promove Sessão Plenária em Canela

Sessão Plenária na UCS em Canela. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta segunda (07), a Sessão Plenária 1843, começou de uma forma diferente. Além de ocorrer fora de Porto Alegre, na cidade de Canela, o fórum recebeu seis conselheiros federais e quatro presidentes de CREA-RS. Aberta pela presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, a Plenária ocorreu em formato híbrido e iniciou com as comunicações.

Além dos conselheiros e da presidente do Conselho, estiveram presentes os presidentes do Confea, Eng. Civil Joel Krüger; do CREA-GO, Eng. Civil Lamartine Moreira; do CREA-CE, Eng. Civil Emanuel Maia Mota; e do CREA-RO, Eng. Flotal Carlos Antonio Xavier, que estão no Estado para participar da 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia que inicia amanhã no Serra Park em Gramado

A Engenheira Ambiental Nanci Walter aproveitou para dar algumas dicas com relação à Soea, como a inovação com o QR Code para acesso ao Serra Park, sede do evento, no mesmo sistema que é utilizado nos aeroportos. “Nesta Semana da Engenharia queremos unir tradição e inovação. Espero que todos se sintam desta forma. É um esforço coletivo um evento deste tamanho.”

Também destacou algumas novidades que se concretizaram como o pagamento das ARTs com cartão crédito e o próximo edital de patrocínio às Entidades de Classe, com liberação de 2,2 milhões de reais. Na sequência, ainda, apresentou aos conselheiros um croqui das alterações que serão realizadas no andar térreo do CREA-RS, para abrigar a Plenária e o novo Protocolo. O espaço contará com mais de 146 lugares, foyer e nova entrada pela Av. Ipiranga.

Presidente do Confea destacou a importância do olhar criterioso sobre os eventos realizados pelo Sistema, citando a fiscalização à Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, na garanrtia da segurança do evento. “Temos que valorizar tudo que discutimos em termos de fiscalização e de boas práticas de engenharia, precisamos dar o exemplo.” Falou, ainda, sobre o Prodesu, programa de aporte de recursos aos Creas, que no RS permitiu a compra de uma sede da Inspetoria de Bagé, assim como as reformas em outras regionais.

Diretor-geral da Mútua, Pablo Palma deu as boas-vindas a todos. “É um momento de entrega para o futuro”, destacou, chamando o diretor financeiro da Mútua-RS, Eng. Civil Marcio Marun para fazer a apresentação do App Mútua-RS.

Em sua manifestação o Eng. Lamartine Moreira, presidente do CREA-GO, também citou a Soea,  da qual foi anfitrião em e a expectativa sobre o evento. Também enalteceu o formato da interiorização das Plenária. “É uma forma de o CREA-RS estar mais próximo dos profissionais em todos os municípios.”

“Todo o evento que vamos, toda vez que visitamos um Crea, aprendemos algo novo, por isso é tão importante essa integração”, ressaltou o anfitrião da última edição da SOEA, o presidente do Crea goiano Eng. Lamartine. “Hoje aprendemos aqui como interiorizar uma Plenária, momento que podemos mostrar que o Conselho fiscalizando protege a socidade”, continuou.  Concluiu sua fala com os parabéns do CREA-GO ao CREA-RS pela organização da Semana de Engenharia e Agronomia prestes a iniciar.

Elogia pela gestão com foco na inovação, o presidente do CREA-CE afirmou não ser o maior desafio possuir a tecnologia, mas assim como aplica-la na obtenção dos melhores resultados no atendimento aos profissionais e à sociedade. Também parabenizou ao Conselho gaúcho e à presidente Nanci por sediar e o organizar a Soea, assim como em organizar a Sessão Plenária antecedendo o evento. “Isso demonstra a sua coragem e sua vontade de realizar. Parabéns.”

Destacando o grande número de profissionais gaúchos atuando em seu estado, que como RS é forte na área agrícola, o presidente do CREA-GO, Eng. Fltal Carlos Antonio Xavier, reiterou os parabéns ao regional do RS. “E um grande prazer estar aqui, onde já estive no Colégio de Presidentes, e também em participar de uma primeira Plenária que participo fora do meu estado e, como disse Lamartine, estes encontros são de muito aprendizado.”

Após as falas da abertura, a Plenária teve sequência com a apresentação e aprovação da prestação de contas, a apresentação da previsão orçamentária para 2024. Também foi apresentada pela Comissão de Renovação do Terço a proposta de composição do Plenária para o exercício do próximo ano.