Notícia

A Engenheira Aeroespacial norte-americana Aprille Ericsson palestra na 78ª Soea


Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 11 de agosto, a 78ª Soea traz para participação inédita no Brasil a engenheira aeroespacial americana Aprille Ericsson, a primeira mulher afro-americana a receber um Ph.D. em engenharia mecânica pela Howard University e a primeira mulher afro-americana a receber um Ph.D. em engenharia na National Aeronautics and Space Administration (Nasa) Goddard Space Flight Center (GSFC). Este é considerado o maior evento para profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências do país, uma promoção do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Ela é a nova líder de negócios da Divisão de Tecnologia e Sistemas de Instrumentos do Goddard Space Flight Center da Nasa, que conecta cientistas e gerentes de projeto com as tecnologias de instrumentos de que precisam para realizar suas missões.

A engenheira ajudou a gerenciar instrumentos científicos como o Sistema de Altímetro Topográfico a Laser Avançado (Atlas), que usa laser para medir a profundidade da camada de gelo e a altura das copas das árvores. Ela também foi a gerente de instrumentos de uma missão proposta para trazer a poeira da atmosfera inferior de Marte de volta à Terra.  

Ericsson trabalhou em vários grupos dentro da Nasa, incluindo o grupo de Robótica e a Disciplina de Controle e Navegação de Orientação. Seu trabalho neste último ajuda as espaçonaves a estabilizar e gerenciar sua orientação e posição durante as missões. Ela também trabalhou em missões que enviam espaçonaves para outros corpos dentro do sistema solar.  

A Soea não só interessou a Engenheira, mas também os trabalhos sociais. No dia 8 de agosto, a partir das 8h, a engenheira vai realizar um bate-papo com os estudantes das Escolas Vicente Casa Grande (6º ano), Presidente Vargas (8º ano), Padre Scholl (1º ao 5º ano), Pedro Zucolotto (9º ano) e Padre Anchieta (5º ano) no Space Adventure Nasa, parque com produtos licenciados da Nasa, em Canela.

Nos Estados Unidos, ela desenvolve trabalhos sociais premiados, atuando em conselhos consultivos dentro de escolas de ensino médio e universidade para orientar jovens e estudantes que buscam carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, buscando programas STEM pré-universitários e revisando propostas para bolsas financiadas pela Nasa e NSF, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Howard University.

Em 2022, a Eng. Aprille Ericsson recebeu a medalha Ralph Coats Roe 2022 da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME), homenageando seu trabalho internacional incentivando jovens, mulheres e pessoas de outros grupos sub-representados a seguir carreiras STEM.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: