CREA-RS e IBAPE-RS levam demandas da engenharia e da perícia ao judiciário

Encontro ocorreu na sede do TRJRS . Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS (IBAPE-RS) foram recebidos, na tarde desta terça-feira (04), pelo Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Giovanni Ponti. Na oportunidade, a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, reiterou a disposição do CREA-RS ao judiciário para auxiliar em pautas que tratem da engenharia, agronomia e geociências.

Também salientou a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos laudos periciais, assim como a possibilidade de utilização desse documento para substituir eventual reconhecimento de firma quando de sua averbação. “Buscamos auxílio para análise da legislação no que diz respeito à opção dos cartórios de solicitar reconhecimento de firma inclusive das ARTs, algo que, na nossa opinião é desnecessário, tendo em vista que se tratam de documentos chancelados”, disse a presidente.

Com a presidente do IBAPE-RS, Eng. Civ. Patrícia Bertotto, e o 2º vice-presidente do Instituto e inspetor-secretário da Inspetoria do CREA de Porto Alegre, Eng. Civ. Alfredo Pfeifer, foram discutidas as diferenças entre Laudo de Avaliação Imobiliária (praticado por engenheiros e arquitetos) e Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (praticado por corretor), para que sejam seguidas as normas vigentes e as atribuições de cada profissão.