Dia das Mulheres na Engenharia será celebrado na Câmara dos Deputados

Em apoio à defesa e valorização das profissões, o Sistema Confea/Crea e Mútua marcará presença ativa nas comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A solenidade será na quinta-feira (22/6), às 09h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, e integrantes do Programa Mulher do Conselho gaúcho estarão presentes.

Para o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, é fundamental fortalecer o espaço que as engenheiras têm conquistado na profissão, que historicamente foi dominada por homens. “O Conselho motiva a atuação feminina e impulsiona a representatividade nos cargos de liderança com a presença mais equilibrada das mulheres nas profissões registradas no Sistema”, afirma. Essa meta norteia o Programa Mulher, lançado pelo presidente em 2019. “A iniciativa foi implementada em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que incentiva a igualdade de gênero”, explica Krüger, lembrando ainda que o programa está em consonância com os propósitos da Women’s Engineering Society, associação que defende internacionalmente a causa feminina e todos os anos celebra o dia 23 de junho (data comemorativa oficial).

O Programa Mulher vem ganhando força e expressividade em todo o Brasil. Entre os resultados alcançados, estão a implantação do projeto nos 27 Creas, o mapeamento da participação feminina no Sistema e o auxílio à realização de fóruns de discussão. Desafios também foram lançados, como o incentivo do Confea para que os Regionais aumentem em, no mínimo, 10% das taxas de representação das mulheres como conselheiras, em comparação ao ano de 2018. “A missão é encorajar o protagonismo delas na construção de um Sistema cada vez mais justo, igualitário e democrático”, frisa Krüger.

Para ampliar a voz das profissionais da Engenharia na sociedade, a deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) apresentou requerimento para realização da solenidade no próximo dia 22, em Brasília (DF). “Atualmente, as mulheres estão sub-representadas em áreas em que o emprego está crescendo, como a Engenharia e as tecnologias da informação. Diante do exposto, faz-se necessário mostrar a sociedade exemplos exitosos de mulheres que atuam em cargos de liderança na Engenharia para quebrar os paradigmas da divisão do trabalho”, destaca o documento assinado por Marussa e corroborado pelos deputados Marangoni (União-SP), Raimundo Santos (PSD-PA), Helder Salomão (PT-ES) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Data: quinta-feira (22/6), às 09h

Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF)