Em formato híbrido, o Plenário do CREA-RS reuniu cerca de 100 conselheiros.

Minuto de silêncio marcou o início da Plenária. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Sessão Plenária do Conselho gaúcho desta sexta (16) começou com 1 minuto de silêncio pelo falecimento do funcionário Dane Marcelo, com 35 anos no Conselho gaúcho, e da filha do conselheiro suplente da Câmara de Engenharia Civil, Eng. Donário Rodrigues Braga Neto.

Presidida pela Eng. Amb. Nanci Walter, a mesa inicial contou com a participação do coordenador adjunto das Inspetorias, Eng. Civ Milton Pedrollo; da 1ª diretora administrativa, Eng. Seg. do Trab. Roselaine Mignoni; do 1º diretor financeiro, Eng. Civ. José Luiz Garcias; e do diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma.

Durante a Sessão foram realizados 6 cadastramentos de instituições de ensino. Nos relatos de 25 processos,  atribuições profissionais foram temas debatidos entre os conselheiros, além de registro de profissional com registro no exterior.

Em Comunicações, o Geól. Pablo Souto falou sobre o cartão inteligente, um cartão de visitas que pode ser editado pelo próprio profissional de maneira online. O cartão deve chegar para aqueles que são sócios ao longo dos próximos meses.

Em seguida, o Eng. Seg. do Trab. Nelson Burile, em nome da Comissão Eleitoral Regional, informou sobre as eleições gerais do Sistema Confea/Crea, que ocorrerão no dia 17 de novembro de maneira online, das 08 às 19 horas, ressaltando a importância da atualização cadastral, principalmente os emails e telefone. "Os profissionais receberão a senha para a votação por email", pontuou o engenheiro.

Sobre a atualização cadastral, a  presidente Nanci esclareceu que a campanha de atualização cadastral começou em abril, bem antes da orientação da CER-RS. "Decidimos inserir um card na área do profissional, chamando a atenção para atualização. Na hora que o profissional entra no Apolo para preencher a ART, aparece antes um card solicitando a atualização dos dados. Aproveitamos a experiência dos Creas do Pará e da Paraíba, que já fizeram as eleições para presidentes de maneira online, para obter mais informações sobre o processo." Também esclareceu sobre os números da SOEA, que hoje conta com mais de 3.500 participantes e o objetivo é ultrapassar o volume preestabelecido de 4.000 pessoas.

Contecc
Realizado junto a 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia está com um baixo número de inscrições de trabalhos para o evento que ocorrerá em Gramado de 08 a 11 de agosto. O Engenheiro Agrônomo Juarez Morbini, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), aproveitou para fazer um convite aos professores, pesquisadores e colegas engenheiros. “Nosso Conselho é composto por entidades de instituições de ensino, temos capacidade de apresentar grandes projetos e mostrar a qualidade de nosso Estado durante o Contecc. Temos e queremos ser pioneiros neste evento, queremos incentivar as universidades e a pesquisa em nosso estado e essa é uma maneira de dar destaque e apoiar estes trabalhos", destacou.

Durante a Sessão foi realizado o relato de processos do dia. Sendo estes 13 de recursos, 6 de cadastramentos de instituições de ensino e 4 de outra natureza. Entre os processos relatados acerca de recursos, a revisão de atribuições de profissionais levantou debate entre os Conselheiros sobre a temática.

A discussão abordou a questão de atribuições de Geólogos cadastrados em nosso Conselho, trazendo a problemática acerca da nomenclatura adotada em outros países como “Engenheiro Geólogo” e “Geólogo”, nomenclaturas que, no Brasil, trazem atribuições e significativas diferentes, bem como a possibilidade de especializações em áreas como Engenharia de Segurança do Trabalho.

Ao final da Sessão Plenária, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, comunicou as reformas das inspetorias do CREA-RS por todo o Rio Grande do Sul, assim como a inauguração de uma nova sede para a Inspetoria da cidade de Bagé.

A presidente anunciou ainda o novo projeto para instalação de um auditório no prédio do CREA-RS, para a realização da Plenária. Em princípio, representantes da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) e de outros departamentos envolvidos direta e indiretamente têm participado de reuniões. "A proposta é trazer as Sessões Plenárias para dentro da sede do CREA-RS em Porto Alegre, com simulações de mudanças no layout atual do prédio para acomodar o número necessário de pessoas de maneira adequada e de acordo com as normas de segurança. Atualmente, o projeto prevê a acomodação deste espaço no andar térreo do prédio localizado na Avenida São Luís, com capacidade para 130 pessoas e acesso independente ao hall do prédio. Nas próximas fases, vamos apresentar o projeto aos demais setores envolvidos, com a reacomodação dos setores ali situados. Além disso, vamos discutir questões de acústica e reformas para segurança daqueles que farão uso dos espaços", afirmou.