
CREA-RS promove a Operação Minerva em municípios abrangidos pela Inspetoria de São Leopoldo

A ação verifica a existência do profissional habilitado na obra ou serviço, assim como a apresentação da ART.. Créditos: Arquivo CREA-RS
São Leopoldo e Portão receberam uma ação intensiva de fiscalização com foco da construção civil e segurança do trabalho nesta semana.
A etapa São Leopoldo da Operação Minerva ocorre de 5 a 7 de junho, com o objetivo de fiscalizar empreendimentos residenciais e comerciais para verificar a existência do profissional habilitado na obra ou serviço, assim como a apresentação da ART.
Ao responsável técnico cabe exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.
Segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) a construção gaúcha registrou alta de 7,4% em 2021 enquanto no Brasil foi de 9,7%. O desempenho positivo do setor foi apresentado durante a divulgação dos números do PIB-RS para 2021.
Esses empreendimentos necessitam de profissional e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA-RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.
