Cânios Verdes são fiscalizados pelo CREA-RS

Referência no Brasil em fiscalização de parques de turismo e diversão. Créditos: Arquivo CREA-RS

Referência no Brasil em fiscalização de parques de turismo e diversão, a equipe do CREA-RS visitou nesta terça (23) o Cânio Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.  São 7,5 km, com 2 km largura e até 800 m de profundidade, além do Balanço do Infinito e a construção de tirolesa.

Foram solicitadas as ARTs das atividades técnicas de profissionais habilitados

A presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, o gerente da Fiscalização, Eng. de Plást. Sidnei Machado, a chefe de Núcleo, Alessandra Borges, a supervisora Raquel Fortes, o agente Homero Lopes, e os inspetores de Canela/Gramado Eng. Mec. Maicon Hencke (tesoureiro) e a Eng. Química Patriane Noschang Plestch (tesoureira) foram recebidos pelo Eng.  Civil Lucas Portilho, responsável técnico da empresa Urbia Cânions Verdes, concessionária que vai administrar os parques por 30 anos.

Muita engenharia envolvida

Além do mirante, há outros equipamentos, reparos e reformas na infraestrutura para receber o público para visitação, além da certificação dos equipamentos de segurança realizada por profissional habilitado pelo Conselho e com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica.

Foram solicitadas as ARTs das estruturas metálicas, fundações, estruturas de concreto armado, SPDA, equipamentos como balanço infinito, avaliação geológica dos paredões, avaliação de áreas de riscos entre outras atividades.

Presidente Nanci e um dos responsáveis técnicos

Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral são unidades de conservação que possuem inúmeros atrativos: biomas, hidrografia, vegetação, fauna, mas são as formações geológicas e os relevos singulares que ganham destaque. Seus cânions e trilhas, oferecem as melhores experiências, seja em suas bordas ou em suas bases. Juntos, esses dois parques somam mais de 30 mil hectares e distribuem-se pelos estados do Rio Grande do Sul (parte superior do planalto) e de Santa Catarina.