11º Congresso Florestal Estadual
O dia 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, marcou o lançamento do 11º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e 2º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira que, em 2012, aborda o tema “Florestas e a Sustentabilidade”.
O Congresso, pioneiro no Estado, acontece em Nova Prata há 44 anos. Tem por objetivo fundamental alertar congressistas e autoridades sobre os reflexos das ações do ser humano junto ao meio ambiente ao mesmo tempo em que convida ao desafio de aliar a manutenção do eco sistema à sustentabilidade socioeconômica.
De 24 a 26 de setembro, congressistas renomados estarão debatendo junto ao um público esperado de 1.200 pessoas, questões fundamentais para a evolução de temas considerados essenciais para a conscientização de que ações imediatas são necessárias para a afetiva sustentabilidade. Entre especialistas brasileiros e estrangeiros (veja programação anexa), a comissão técnica também está selecionando pôsters de trabalhos técnicos científicos ligados ao tema do Congresso.
Um dos maiores debates da área ambiental que mobilizou políticos, ruralistas e ambientalistas também estará exposto no Congresso, através do relator do novo Código Florestal, deputado federal Luís Carlos Heinze (PP/RS).
O Mercosul contribui para uma maior amplitude do debate proposto através da presença de Ronnie de Camino Velozo, diretor da Cátedra Latinoamericana de Gestão Florestal Territorial (Chile).
O evento de lançamento do 11º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e 2º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira que é presidido pelo doutor em agronomia, Aino Victor Avila Jacques, acontece no auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo, em Nova Prata.
A história de um evento pioneiro
O Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul teve início em 1968, em Nova Prata, por iniciativa da comunidade pratense. Empresários, técnicos, professores, pesquisadores e lideranças locais e regionais entenderam que o município poderia sediar um evento de tal importância para a região e para o Estado. Munidos de grande disposição e determinação estabeleceram os rumos daquilo que está sendo consolidado há 43 anos com as sucessivas edições do Congresso Florestal e do Seminário Mercosul da Cadeia Madeira. A iniciativa tinha como objetivo estabelecer um fórum de discussão do setor florestal e suas associações com outros setores da economia gaúcha, considerando que a exploração das florestas naturais, especialmente as florestas de Araucária angustifólia, alavancou o desenvolvimento socioeconômico de grande parte do Estado.
A partir da realização do 10º Congresso Florestal e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, com o intuito de dar maior abrangência e atrair maior participação da sociedade gaúcha, foram realizados Seminários Regionais Preparatórios, de novembro de 2007 a julho de 2008, em 11 regiões do Estado, envolvendo cerca de 1000 participantes, entre técnicos, empresários, professores, pesquisadores e estudantes. Fruto desse trabalho e da realização do 10º Congresso Florestal e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, houve participação de representantes de 82 municípios no evento realizado em agosto de 2008, em Nova Prata, que contou com cerca de 1200 participantes e com apresentação de mais de uma centena de trabalhos técnico-científicos oriundos de universidades, centros de pesquisa, empresas e cooperativas. Além da participação de municípios do Rio Grande do Sul, que foi a grande maioria, houve representação dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal (Brasília), Pernambuco, e um representante de Montecarlo, Missiones, Argentina.
Dentre os tópicos que estão sendo propostos e planejados para o 11º Congresso Florestal Estadual do RS e 2º Seminário da Cadeia Madeira, destacamos os seguintes: mudanças climáticas; sequestro de carbono em diferentes ecossistemas; o clima do Rio Grande do Sul; Código Florestal; sistemas produtivos integrados; cadeia madeira; manejo florestal sustentável; mercado global de produtos e serviços florestais e as perspectivas para o Brasil e para o Estado; turismo rural e políticas públicas para o setor florestal.
Local: Avenida Cônego Peres, 140 - 95320-000 – Nova Prata/RS - Fone (54) 3242-1691
E-mail: sec.executiva@congressoflorestalrs.com.br ou Site: www.congressoflorestalrs.com.br