Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo recebem ação de fiscalização do Abril Verde

Entre os dias 18 e 19 de abril, equipes do CREA-RS e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) irão realizar a Operação Abril Verde nas cidades de Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo, que intensifica a fiscalização nas atividades da construção civil e segurança do trabalho, área na qual o trabalhador tem grande exposição a riscos de acidentes.

O Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Dados da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat 2021) sobre a Indústria da Construção Civil, mostraram que só este ano houve um aumento em 82% nos acidentes e em 307% nos óbitos na construção civil. Segundo Observatório do MPT, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro em número de acidentes do trabalho. Entre 2012 e 2022, foram registrados 502 mil casos.

A ação de fiscalização tem caráter orientativo e preventivo e visa à conscientização sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitados. Também é objetivo esclarecer que em toda a contratação realizado devem ser observado se o profissional registrou as devidas ARTs e se as empresas possuem registro, a fim de resguardar em casos de sinistros

A prevenção há muito deixou de ser um custo e se transformou em um investimento altamente lucrativo. A correta implantação das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho na Construção Civil possibilita a redução de acidentes e de doenças ocupacionais e aumenta a produtividade, a satisfação e a qualidade de vida do trabalhador.

Quando se investe e se pratica a segurança nos canteiros de obra, todos os envolvidos saem ganhando.