Responsabilidade técnica sobre pivôs em propriedade rurais é foco de fiscalização

A implantação e até a operação destes pivôs envolvem diversas áreas da Engenharia. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Rio Grande do Sul, em grande parte de sua extensão territorial, éfocado na produção agrícola. Visando a busca pela excelência, na produção de grãos, novas tecnologias são desenvolvidas para garantir maior produtividade com um mínimo de riscos. Considerando as variações climáticas cada vez mais frequentes, o pivô de irrigação é um sistema que permite aos agricultores irrigar suas terras de forma otimizada.

A agente fiscal Marta do Amaral e o supervisor Amâncio Renato do Nascimento começaram uma ação em propriedades rurais

A implantação e até a operação destes pivôs envolvem diversas áreas da Engenharia. Projeto de financiamento junto a agentes financeiros, projeto ambiental, projeto e execução de açudes, outorga do uso de água, empresa para a fabricação de equipamento com registro no CREA, montagem do equipamento por empresa com registro, instalações elétricas, entre elas, transformadores ou geradores de energia. São serviços que exigem a participação de profissionais habilitados e registro da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica.

Com o objetivo de garantir amparo legal ao adquirente nos quesitos segurança e funcionalidade, na quarta (5), a agente fiscal Marta do Amaral e o supervisor Amâncio Renato do Nascimento começaram uma ação em propriedades rurais de Cerro Largo para verificar as empresas e ou profissionais envolvidos em projetos, execução, instalação e manutenção do sistema de irrigação por pivô.