Representantes de Zonal reunidos na COI debatem ações das Inspetorias

Encontros têm períodicidade mensal e trazem demandas das 44 regionais . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu a reunião da Coordenadoria de nº 299, na sala de reunião da Câmara de Engenharia Civil, 5º andar.

Sob a coordenação do Eng. Milton Pedrollo Bittencourt, o evento contou com a presença da presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, na abertura do encontro, onde falou sobre cada um dos itens trazidos à pauta pela Zonais.

Entre os temas avaliados estiveram as formas de participação do CREA-RS junto às instituições de ensino, destacando a importância da representação nas formaturas e em palestras institucionais; a atribuição técnica dos em processos de desmembramentos nos Registros de Imóveis, frequentemente analisados por leigos; o regramento das intervenções na vegetação no Bioma Pampa.  A presidente se colocou à disposição para as demandas, destacando estarem todas na agenda do Conselho.

Por fim, antes do prosseguimento da pauta, falou sobre a participação do CREA-RS na Assembleia de Verão da Famurs, realizada em em Xangri-lá, no litoral, entre 13 e 15 de março, onde esteve acompanhada pelo inspetor-chefe de Capão da Canoa, Eng. Civ. Paulo Vitt.

“Foi a primeira vez que o Conselho participou representado e, também, com estante institucional, e é uma ação muito importante que aproxima das municipalidades e ajuda a fixar nossa marca que é uma só: CREA-RS”, destacou, citando o fato de que, dos 497 prefeitos gaúchos, 400 estavam presentes.

Falou, ainda, do convênio firmado com a Famurs – “ um avanço na construção da valorização profissional nos órgãos públicos” –, citando ações do Crea neste sentido com êxito nos municípios de Caxias do Sul e de Bagé, assim como a previsão no documento de estimular nas cidades gaúchas a instituição da obrigatoriedade da inspeção predial, seja por legislação específica ou com inclusão nos planos diretores.

A pauta seguiu, ainda, com temas de fiscalização e representações do Crea em comissões municipais. Integram a Coordenadoria das Inspetorias, os representantes das 11 zonais e os representantes de cada Câmara Especializada. Este é um fórum para discussão de temas e assuntos que visam a ampla representatividade do Conselho no interior do estado.