CREA-RS verifica prestadores de serviços da área tecnológica em UBS de Lajeado

A ação de fiscalização em UBS será intensificada em todo o Estado, para garantir a segurança da sociedade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quarta (29), o agente fiscal Aloisio Frederico Butzge, da Inspetoria de Lajeado, realizou a Operação UBS – Unidades Básicas de Saúde no município. O objetivo é verificar se os lugares atendem às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção previstas em lei.

Foram solicitadas as ARTs dos responsáveis por manutenção dos equipamentos

Também foi verificada a presença do responsável técnico pela manutenção, instalação e operação dos instrumentos hospitalares, pelo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), pelo Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA), pelo serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos de serviços de saúde e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), empresas e ou profissionais responsáveis pelo plano de proteção radiológica, inspeção veicular das ambulâncias, empresa/profissional responsável pelo prontuário das instalações elétricas e por documentos constantes no prontuário, laudo de inspeção dos tanques dos gases medicinais, empresa/profissional responsável pela manutenção predial, relação das empresas terceirizadas, entre outros.

Dentro das UBS existem vários serviços que exigem um profissional habilitado e com registro no CREA-RS

No Brasil, existem 40,7 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento em todos os estados. A UBS é porta de entrada do Sistema Único de Saúde, realizando atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. Dados de abril de 2019 da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul demonstram que existem 2.586 Unidades Básicas de Saúde, que contam com um grande número de equipamentos, que necessitam de manutenção, portanto, são serviços e atividades que exigem a presença de profissionais habilitados e com registro no CREA-RS.