Notícia

Operação Carnaval: Segurança é o quesito mais importante para o CREA-RS


A agente fiscal Fernanda Delavi e o supervisor de fiscalização Pedro Ost, acompanhados do inspetor-secretário de Porto Alegre, Eng. Civil Alfredo Kuhn. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre janeiro, fevereiro e marco, o CREA-RS promove a Operação Carnaval em todo o Estado. Na quinta-feira (09), ocorreu a primeira ação de fiscalização do carnaval de Porto Alegre. A agente fiscal Fernanda Delavi e o supervisor de fiscalização Pedro Ost, acompanhados do inspetor-secretário de Porto Alegre, Eng. Civil Alfredo Kuhn Pfeifer, visitaram o Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte da capital, sendo recebidos pelo responsável técnico pelo projeto da estrutura de desfile do Porto Seco, Eng. Civ. Valdinei Marques Nascimento.

Durante a visita, a equipe do CREA-RS verificou os serviços e as atividades que exigem a responsabilidade técnica da Engenharia com o objetivo de garantir a segurança. “Carros alegóricos, elétrica, as instalações das escolas (barracões), estruturas para montagem, projetos e execução devem ter responsabilidade técnica. E nosso objetivo principal é a segurança de todos os envolvidos”, ressaltou o inspetor Alfredo Pfeifer.

Foco na segurança

Também presente, o secretário adjunto de cultura de Porto Alegre, Clóvis André Silva, acompanhou a fiscalização do Conselho gaúcho. “A presença do CREA-RS aqui qualifica o carnaval de Porto Alegre, traz credibilidade e segurança para o público e escolas participantes”, relatou.

A presidente de escola de samba União da Vila IAPI, Tatiane Farias e Silva, presente em um dos barracões visitados pela equipe, comentou: “Para nós que lidamos com pessoas, acreditamos que é de extrema importância que essa visita e fiscalização aconteçam pensando na segurança e prevenção de acidentes que podem vir acontecer durante a preparação e o desfile.”

Além desta ação inicial, outras visitas serão realizadas para verificar  as estruturas elétricas, iluminação, sonorização, laudos técnicos de carros alegóricos e existência de Plano de Prevenção contra incêndio (PPCI). O objetivo é garantir que todas as atividades possuam Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por profissional habilitado.

Neste ano, contando com apoio da Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, serão cerca de 1.200 participantes e de 3 a 4 carros alegóricos por escola de samba. O desfile ocorrerá nos dias 3 e 4 de março e terá 10 mil ingressos gratuitos disponíveis, 5 mil para cada dia de evento.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: