Posse de novos conselheiros, diretoria e vice-presidentes marcam primeiras Plenárias do ano

Nova diretoria para o ano de 2023 . Créditos: Arquivo CREA-RS

Marcando o início do calendário de reuniões do CREA-RS, na tarde desta quinta-feira (13), foram realizadas as duas primeiras reuniões Plenárias, de números 1.835 e 1.836, e a primeira reunião de Câmaras Especializadas. Os encontros ocorreram na sede do Cremers, em Porto Alegre, em modo híbrido.

Confira as fotos.

Na primeira sessão, 66 conselheiros titulares e suplentes tomaram posse dos 76 que passam a integrar o plenário neste ano. O Plenário do CREA-RS é composto de profissionais que são indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino de todo o estado, com renovação anual de um terço do total. Os conselheiros integram as oito Câmara Especializadas, onde estão abrigadas as modalidades profissionais abarcadas pelo Sistema Confea/Crea.

Falou em nome dos empossados, o Engenheiro Químico Gustavo Reisdörfer, representante da Univates, que destacou a satisfação em representar a Universidade do Vale do Taquari. “Temos mais de 50 anos de história no ensino superior, hoje contando com 11 cursos na Engenharia, abrangendo quase todas as Câmaras do CREA-RS, à exceção da Agronomia, e como Instituição de Ensino esperarmos continuar contribuindo com o fortalecimento das nossas profissões cativando as novas gerações”, afirmou, agradecendo a oportunidade da representação e da possibilidade de contribuir.

Engenheiro Químico Gustavo Reisdörfer

Eleição vice-presidentes

Em sequência, após as Câmaras se reunirem para escolher seus novos coordenadores, assim como definir as representações nas Comissões do Conselho, foi aberta a segunda Sessão Plenária do dia, nº 1.836, destinada à eleição dos vice-presidentes e aprovação do calendário de reuniões do ano pelos conselheiros presentes.

A nova diretoria também foi apresentada pela presidente Eng. Ambiental Nanci Walter. Sendo os novos integrantes para o ano de 2023: Eng. Civ. José Luiz Garcias como 1º diretor-financeiro; Geól. Tamara Machado como 2ª diretora-financeira; Eng. Quím. e Seg. Trab. Roselaine Mignoni como 1ª diretora administrativa e Eng. Agr. Alexandre Zillmer como 2º diretor-administrativo.

Conselheiros reunidos

Agradecendo aos novos representantes, afirmou da importância das Instituições de Ensino e Entidades de Classe para o CREA-RS, partes da engrenagem do Sistema, formando e qualificando os profissionais. Após falou sobre os desafios para o ano, que terá o Rio Grande do Sul como palco do maior evento das Engenharias, a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia – Soea. “Vamos ter um olhar diferente, com arenas para discutir o ensino da engenharia. Também vamos trazer o metaverso e suas possibilidades como uma temática. Nosso conselho precisa estar na ponta dessas discussões.”

Falou, ainda, sobre a continuidade do Programa de Interiorização, com as Sessões Plenárias realizadas fora da Capital, em universidades do interior, da preocupação em estar atento aos projetos de lei que tramitem nas casas legislativas e podem afetar as profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências, deixando o viés político-partidário de fora e colocou-se à disposição de todos. “ Que façamos a diferença no que estamos aqui hoje começando”, finalizou.

Diretor-geral da Mútua-RS Caixa de Assistência dos Profissionais, o Geólogo e Eng. de Seg. Trab. Pablo Souto Palma manifestou suas boas-vindas aos novos conselheiros e diretoria e ressaltou o relevante trabalho que darão início. “Essa representação que vocês assumem é muito importante, pois trarão aqui são as demandas dos profissionais que vocês representam.” Também citou algumas conquistas da Mútua-RS discutidas e aprovadas nas Sessões Plenárias, tais como a diminuição dos juros e a ampliação do teto de benefícios.

Votação foi de modo online

Representante do Sul no Plenário do Conselho Federal, a Eng. Agr. Andrea Brondani também participou, destacando a admiração pelo trabalho dos que estão encerrando sua função pelo Conselho e desejando uma atuação de excelência ao empossados. “Carregamos a bandeira do CREA-RS onde vamos e posso afirmar que nosso Regional tem dado excelente exemplo de trabalho, de honra e sensatez nos momentos difíceis e de qualidade na fiscalização. Que ao final de 2023 também possamos olhar para trás e dizer do nosso orgulho.”

Seguindo a pauta, foram abertas as inscrições para os cargos de 1º e 2º vice-presidente do CREA-RS para o ano em curso. Ao cargo de 1º vice-presidente, se inscreveram os conselheiros da Câmara de Engenharia Química, Eng. Quím. Marino Greco e da Câmara de Engenharia Civil os Engenheiros Claudio Akila Otani e Eng. Civ. João Luis de Oliveira Collares Machado. O cargo de 2º vice teve candidatura única do Eng. Agr. Jerson José Spohr.

Comissão eleitoral: Eng. Civil Cassiano Machado, Eng. de Seg. do Trab. Nelson Agostinho Burille
e Eng. Eletr. Eduardo de Brito Souto

Participaram da votação 101 conselheiros, o Eng. Civ. João Luis Collares, com 57 votos, e o Eng. Agr. Jerson Spohr, com 94 votos foram eleitos, respectivamente, 1º e 2º vice-presidentes.

A presidente agradeceu aos Conselheiros empossados por aceitarem o convite realizado, colocando-se à disposição para contribuir e acolher a nova gestão. Parabenizou, ainda, os vice-presidentes eleitos.