CREA-RS recepciona os Conselheiros mandato 2023/2025

À tarde, serão realizadas as duas primeiras Plenárias de 2023. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta manhã desta quinta-feira (12), os conselheiros do CREA-RS, mandato 2023/2025, estiveram reunidos na sede do Cremers, em Porto Alegre, onde estão sendo recebidos para um Diálogo com a gestão. A presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, abriu o evento, destacando algumas ações realizadas desde 2021, quando assumiu, citando as melhorias na ART, que diminuiu seu tempo de compensação com a implantação do pix de até 48 horas para no máximo 3 min.

“Precisamos resgatar a imagem do Conselho perante aos profissionais e a sociedade e, ao mesmo tempo, trabalhar e inovar. Pensar que estamos de passagem e temos que trazer esse olhar crítico sobre o CREA-RS. De que forma gostaríamos que o nosso Conselho atuasse e nos auxiliasse em nosso dia a dia. Sempre me enxerguem primeiro como Engenheira e depois como presidente, e gostaria que vocês também pensassem assim”, afirmou aos presentes a Eng. Nanci.

Também falou sobre a importância do CREA-RS estar representado em ações e atividades juntos a outros órgãos públicos, como prefeituras e governo do Estado, assim como Ministério Público e Assembleia Legislativa. “O nosso Conselho tem que estar representado, e não apenas por mim, por delegação temos vários braços. Sabendo que onde estivermos temos um comprometimento e uma responsabilidade muito grande. Onde estivermos, somos o CREA-RS.”

Comentou, ainda, sobre o Programa CreaJunior, que está sendo implementado, e da importância de, desde a graduação, estar o Conselho próximo aos jovens profissionais. “Cada colação de grau que vou, penso que chego atrasada, mas precisamos de alguém que fale com a linguagem deles da importância ter um Conselho que regulamente nossas profissões – promover essa aproximação e ter programas para isso”, destacou.

Engenheiros Fábio Chaves e Nelson Moussalle

Na sequência, os assessores da presidência Engenheiros Fábio Chaves e Nelson Moussalle apresentaram e entregaram o novo Manual dos Conselheiros, agora com mais informações e em formato pocket. Falaram, ainda, sobre as principais funções e atividades dos conselheiros, assim com brevemente sobre o funcionamento do Conselho.

O funcionário Mauro Vargas conduziu o teste

Também foi realizada a apresentação e um teste com os novos conselheiros da votação via keypad, implementada para dar maior agilidade às votações de processos e demandas pelo plenário nas Sessões Plenárias do CREA-RS.

O Geólogo Gustavo Amorim, da Gerência Executiva das Câmaras finalizou a manhã com apresentação do funcionamento e finalidade das Câmaras Especializadas, compostas pelos conselheiros representantes das entidades de classe e instituições de ensino.

Geólogo Gustavo Amorim