CREA-RS mobiliza interdição de parque por falta de profissional

Parque de diversões é interditado por falta de profissional habilitado, o que pode acarretar em acidentes. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Fiscalização do CREA-RS verificou uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) falsa apresentada por um parque de diversões localizado na praia de Quintão, município de Palmares do Sul, e, imediatamente, acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ao local. O fato traz graves riscos à segurança dos usuários do local, principalmente, crianças.

O Conselho alerta que o parque não possui profissional habilitado como responsável técnico pela montagem de equipamentos eletromecânicos e instalações dos brinquedos.  Em ação conjunta, ocorrida nesta quinta (5), o parque foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, que também suspendeu o alvará de PPCI, decorrente da ART falsa verificada pela fiscalização do Conselho.

A equipe de fiscalização do CREA-RS segue com a Operação Verão e atenta às estruturas de eventos e a parques montados para a temporada. “Estes meses onde verificamos um aumento significativo da população sazonal e um maior número de eventos e atividades de diversão nas praias, tanto do litoral norte como do sul, o CREA-RS está vigilante para orientar órgãos públicos, promotores e casas de shows sobre a importância de profissionais com habilitação e registro à frente das atividades técnicas. Estamos trabalhando sempre para proteger vidas”, reforça a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS).

Além do pagamento de multa, o parque somente poderá retornar à operação quando tiver efetivado a regularização perante o Conselho, mediante a contratação de um profissional habilitado com a apresentação da ART , bem como o cumprimento às exigências dos Bombeiros e demais órgãos públicos.

A montagem de estruturas e instalações eletromecânicas precisam ser realizadas por profissional habilitado

MATÉRIA CORREIO DO POVO