Presidente do CREA-RS integra Conselho Curador do Hospital São Camilo

Eng. Amb. Nanci Walter e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal . Créditos: Arquivo CREA-RS

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, já foi inspetora-chefe da Inspetoria de Esteio, coordenadora das Inspetorias e representante de Zonal, endossando desta forma a sua representatividade neste Conselho Curador junto aos demais empossados para os Conselhos Administrativo e Fiscal na tarde desta quarta-feira (21) da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo).

A Lei Municipal nº 8250/2022, sancionada em 6 de outubro deste ano, promoveu alterações na estrutura organizacional do hospital, definindo quatro órgãos para a gestão da instituição (além dos três mencionados, há ainda a Diretoria Executiva).

Trajetória dentro do Sistema Confea/Crea endossou a representatividade da Eng. Nanci no Conselho Curador

O prefeito Leonardo Pascoal destacou que essa era uma mudança planejada há bastante tempo, como parte da reestruturação do modelo de governança da Fundação. “Infelizmente com o advento do nosso cenário de emergência sanitária da covid-19, as prioridades passaram a ser assegurar a qualquer custo o atendimento da população. Por consequência, questões de ordem administrativas ficaram em um segundo plano. Passado o período da pandemia, a gente voltou com a ideia de fazer essa reestrutura, principalmente pra poder sonhar com um horizonte melhor pra principal casa de saúde que a gente tem aqui no município”, explicou Pascoal, que estava acompanhado pelo vice-prefeito Jaime da Rosa.

Representando os conselheiros empossados, o doutor em Medicina e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, falou sobre a integração como forma de obter resultados para o hospital. “É uma grande responsabilidade assumir essas funções. Isso demonstra o interesse da cidade em ajudar a administração pública e a Fundação a atingir seus principais objetivos”, ressaltou.

O vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Esteio, Francisco Alves, também comentou sobre a união de esforços pela casa de saúde esteiense. “Temos aqui um grande conselho, formado por técnicos, pessoas não remuneradas que vêm aqui dividir o seu saber e sua expertise para somar a essa administração”, afirmou.

A diretora geral da Fundação, Ana Boll, também falou na atividade. Os conselheiros visitaram as unidades clínicas, pediátrica, emergência, bloco cirúrgico, UTI e UTI neonatal. Após a visita deram início a primeira reunião do conselho.

Sobre os conselhos

O Conselho Curador é responsável por estabelecer a orientação geral da atuação da entidade, definir a sua estratégia e tomar as decisões necessárias para que a finalidade social definida para a instituição seja devidamente cumprida, exercendo as atividades de sua competência estabelecidas na legislação e no estatuto social da fundação.

O Conselho de Administração é responsável por acompanhar e avaliar a gestão promovida pela diretoria executiva, bem como deliberar sobre as matérias de sua competência, exercendo as atividades de sua competência estabelecidas na legislação e no estatuto social da fundação.

O Conselho Fiscal é o órgão responsável pelo controle e fiscalização da instituição, devendo acompanhar tanto as contas como também a própria gestão da entidade.

A Diretoria Executiva é o órgão de direção geral e de administração colegiada, responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e operacional da Entidade.

Nominatas dos conselhos

Conselho Curador (Portaria 8.987/2022)

Adilson Neuhaus - diretor Administrativo-Financeiro do Grupo Unidasul
Artur Eugênio Jacobus - vice-reitor da Unisinos