Em Pelotas, tem início 37º Seminário das Inspetorias

Contribuir com o processo de análise sobre questões de interesse dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua é o principal objetivo do 37º Seminário das Inspetorias do CREA-RS, que ocorre em Pelotas até sábado (12).

Este é o maior evento anual das Inspetorias do Conselho gaúcho e reúne inspetores, representantes de Zonal, representantes das Câmaras na Coordenadoria das Inspetorias, diretoria do Conselho e funcionários.

A renovação dos representantes do Conselho nas Inspetorias foi um tema de destaque na abertura do evento, na tarde de quinta-feira (10) na sede do Pelotas Parque Tecnológico, reunindo cerca de cem profissionais representantes do Conselho nas 44 regionais do Estado.

Presidente do CREA-RS

Abrindo o evento, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, destacou as presenças de ex-coordenadores presente ao encontro e das diretorias das duas entidades da região, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (Aeapel) e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (Aeap).

Também ressaltou a assinatura da compra da nova sede da Inspetoria de Bagé, realizada no primeiro dia de evento. “A última aquisição de imóveis realizada pelo CREA-RS foi em junho de 2010. Além disso, como Bagé foi a única regional que teve a sua sede alienada, é justo que seja a primeira a ter sua sede própria retomada”, ressaltou, explicando, ainda, que será o Crea gaúcho o primeiro a utilizar o Prodesu (recurso do Confea) para compra de uma Inspetoria e não de um imóvel na Capital, no caso Porto Alegre.

Por fim, destacou o Programa Ética e Garantia de Direito - SER+, lançado em setembro pelo CREA-RS, e que se justifica pela necessidade da valorização constante das pessoas – corpo funcional – e dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Relatou que, dentro do projeto, está sendo prepada uma cartilha ilustrada sobre assédio moral.

Anfitrião, inspetor tesoureiro de Pelotas

Também deu boas-vindas aos novos profissionais em sua primeira gestão como inspetores. “Quem está chegando que se sinta acolhido. A nossa diretoria está aqui em peso para nos aproximarmos de vocês. Já estive como coordenadora, como inspetora e no que eu puder contribuir como presidente estou à disposição de todos”, apontou.

Anfitrião do evento, o Engenheiro Civil Jacques Adolphe Gastão Reydams, inspetor-tesoureiro de Pelotas, destacou a relevância da cidade em receber os representantes das 44 regionais. “Sendo a Inspetoria mais antiga do Rio Grande do Sul, nos sentimos honrados em sermos contemplados com este grande evento, em que teremos grupos de trabalho focados em nossa maior necessidade, que é valorizar nossa classe profissional e destacar a função do CREA-RS na sociedade.”

Representante do Confea

Representando o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, o Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Rossafa, chefe de Gabinete, lembrando dos Seminários em que já se fez presente, parabenizou a todos por manterem o princípio da Lei 5194. “É o papal dos inspetores, seu preposto, estar na linha de frente das ações de fiscalização regionalizadas. A inquietação e o desafio com o que é bom, em busca do que é ótimo, fazem parte das nossas profissões e aqui está representado por vocês”, destacou.

Geólogo Pablo Palma, diretor-geral da Mútua-RS

O Geólogo Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS, lembrou de seu tempo como coordenador das Inspetorias. “Destaco, de minha gestão, a instalação das Comissões Multimodais. A renovação que vemos hoje aqui nesta sala talvez seja fruto disto”, afirmou. Souto ressaltou ainda as ações que deixam legado. “Acho que é importante como conseguimos trazer pessoas novas nesses últimos tempos. Quero destacar que todos  têm papel neste legado.”

Coordenador das Inspetorias

Coordenador das Inspetorias, o Eng. Mec. e Seg. Trab. Marcos Kercher citou a Coordenadoria, Diretoria, Mútua e Confea como a força do Sistema e do fortalecimento das categorias profissionais. “Nossas profissões existem a partir da academia e, após, dentro do nosso Conselho, e, assim, serão para toda a nossa vida, pois uma vez engenheiro, sempre engenheiro. Aproveitem esse espaço que foi montado com tanto carinho para vocês.”

Coordenador adjunto das Inspetorias

Coordenador adjunto das Inspetorias, o Eng. Civ. Milton Pedrollo Bittencourt reiterou a relevância do evento. “Espero que no sábado tenhamos atendidos os nossos anseios, das propostas que trouxemos durante nosso trabalho, em buscar melhorias para as Inspetorias, para o CREA-RS como um todo e para os nossos colegas que estão na ponta, trabalhando em todo o Estado.”

Assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Pelotas, Luiz Van Der Laan

Por fim, em nome do município, o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Pelotas, Luiz Van Der Laan, falou da satisfação de a cidade receber o evento do CREA-RS. “É muito bom ter aqui reunidos os representantes do Conselho de todo o Estado por meio de renomados profissionais. E vejo profissionais experientes e mais jovens, o que torna este fórum local para uma  intensa troca de experiencias. Proteger os profissionais e sociedade é o papel do Conselho e não existe Estado desenvolvido sem uma Engenharia forte.”