CREA-RS participa da abertura do XI Simpósio de Engenharia Ambiental e Sanitária

Eng. Ambiental Nanci Walter participa da abertura do evento . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta última segunda-feira (31), teve início o XI SBEA – Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária em Curitiba, no Paraná. Realizado no Salão de Atos, no Parque Barigui, e com transmissão on-line, o evento traz conteúdos, networking e inovação para os profissionais da área.

No primeiro dia foi realizada uma mesa de abertura que contou com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. “Estamos em um mundo com diversas profissões consolidadas. Com as evoluções tecnológicas que tivemos nas últimas décadas, o engenheiro ambiental e os sanitaristas vieram para agregar e se tornaram indispensáveis na sociedade de hoje”, afirma.

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter pontuou ser a primeira engenheira ambiental do Brasil a ser presidente do conselho estadual. “O nosso curso é uma demanda do mercado. Precisamos nos inspirar e sair ainda mais motivados. Entender os meios para fortalecer os nossos colegas e proporcionar mais oportunidades. Vejo os simpósios e fóruns como um espaço ideal para adquirir conhecimento”, explica.

Representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Superintendente do Ibama no Paraná, o Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi evidenciou o papel do público no evento. “É uma oportunidade de valorização das Entidades de Classe, e também das Instituições de Ensino, que são a base do nosso sistema. É importante que encontros como esse promovam discussões de atribuições”, ressalta.

O Eng. Agr. Francisco Almeida, presidente da Mútua, caixa de assistência dos profissionais do Crea, também discursou na cerimônia. “Temos a missão de acolher e beneficiar os nossos associados e uma das formas é por meio de eventos como esse, voltado para as Entidades de Classe. Somos um grupo que visa acolher os profissionais, seja na saúde, cultura, entre outras”, finaliza.

Programação
As atividades do evento seguem até quarta-feira (2). Na terça-feira (1), entre as ações previstas estão as apresentações de trabalhos científicos, mesa redonda sobre arborização urbana e outras ferramentas para a descarbonização e cumprimento do Acordo de Paris, debate sobre a relação de mudanças climáticas com a floresta amazônica e palestra com panorama sobre desastres híbridos.

No último dia de evento, os conteúdos seguem com mesa redonda sobre como integrar as áreas de sustentabilidade e de meio ambiente nas empresas e o debate sobre caminhos e oportunidades para o agronegócio sustentável. A cerimônia de encerramento está prevista para às 17h.

Organização
O XI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária foi realizado pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS) e pela APEAM.