CREA-RS participa do 48º EPEC, em Foz do Iguaçu

Representantes do CDER-RS e PR com o presidente do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Oliveira. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 27 a 28 de outubro, o CREA-PR realizou o 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), com o objetivo de reunir gestores e representantes das Entidades de Classe, profissionais e lideranças das áreas tecnológicas, a fim de debater e discutir as tendências e rumos das Engenharias, Agronomia e Geociências em nível estadual e nacional.

Coordenadores dos CDERs reunidos em Foz do Iguaçu

Convidados do coordenador do CDER/BR e CDER/PR, Eng. Luiz Guilherme Vieira, o CREA-RS esteve representado no evento pelo Eng. Civil e Seg. Trab. Alex Gustavo Marques Gobbato, coordenador adjunto do CDER-RS, pela Eng. Florestal Míriam Santos, gerente de Convênios e Relações Institucionais; e pela chefe de Núcleo de Apoio às Entidades de Classe do CREA-RS Juliana Camerini Correa Perez.

De acordo com o coordenador adjunto do CDER-RS, foi uma oportunidade para trocar experiência com as entidades no Paraná. "Também conhecemos um pouco mais da estrutura de trabalho que envolve as entidades junto ao CREA-PR, a fim de sempre buscarmos aprimorar e fortalecer as entidades do Rio Grande do Sul", destacou o Eng. Alex Gobbato, que citou ainda a reunião do CDER-BR, com a presença de coordenadores do CDER de SP, SC, RS, MG, PR.

Delegação gaúcha acompanhada do coordenador estadual do CDER-PR, Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira

O 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e o 31º Fórum de Docentes e Discentes, que ocorreram em Foz do Iguaçu, tiveram como tema Infraestrutura do Estado do Paraná, inovação nos serviços das Engenharias, Agronomia e Geociências e sustentabilidade das Entidades de Classe. O evento reuniu representantes de Entidades de Classe, inspetores, conselheiros do Crea-PR, membros do CreaJr e lideranças estaduais e nacionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Realizado pelo Crea-PR por meio do Colégio de Entidades de Classe – CDER, do Colégio de Inspetores – CDIN, e do Colégio de Instituições de Ensino – CIE, e os eventos contam com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, da Mútua-PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, e da Cooperativa de Crédito – CredCrea.

O EVENTO

Após um período de restrições por conta da pandemia, este ano o evento contou com 450 participantes presenciais e uma vasta programação de debates e oficinas. A semana contemplou ainda a Cerimônia do Mérito, o 31º Fórum de Inspetores – evento que acontece anualmente com a finalidade de orientar e promover a troca de ideias entre os profissionais; o 15º Prêmio Crea de Qualidade, que visa premiar as Entidades de Classe que foram destaque em suas gestões no ciclo 2021/2022; uma mesa-redonda com os relatores do Código de Ética das Profissões, em comemoração aos seus 20 anos de história; e o Encontro do Comitê Mulheres do Crea-PR. Também acontecerá a entrega do Prêmio Destaque Profissional, homenageando atuações de 2021, dentro das categorias: Profissional Destaque, Educador Destaque e Carreira Destaque. No total, serão 24 homenagens.

“O Encontro é um dos eventos mais tradicionais do Crea-PR por reunir todos os representantes das Entidades de Classe do Estado. Neste ano, o escopo central é inovação e sustentabilidade, e a agenda parlamentar do Sistema Profissional, impulsionando o desenvolvimento das entidades, o fortalecimento ao associativismo e a defesa dos profissionais, e ainda a importante atuação na esfera das políticas públicas”, destaca Claudemir Marcos Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR.

Representantes das entidades lotaram a abertura do evento

Além disso, segundo Claudemir, outro grande destaque do EPEC é a integração e a oportunidade que os participantes têm de reunir, planejar e projetar ideias futuras. “O Paraná tem um dos melhores cenários associativistas do Brasil. Temos quase cem Entidades de Classe vinculadas ao Crea que, direta ou indiretamente, representam mais de 30 mil profissionais. Nos anos anteriores, discutimos muito a participação ativa desses elementos com as cidades e fortalecemos muito o trabalho da Agenda Parlamentar por meio dessas Entidades. Agora, é hora de definir estratégias para termos uma atuação ainda mais forte em todas as esferas. Queremos incentivar a política de atuação dessas associações com organização do Crea, para podermos, em conjunto, reivindicar situações importantes”, explica Claudemir.

Na programação, os participantes tiveram a oportunidade de ver palestras nos temas Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes; Inovação tecnológica no Paraná; Plano Estadual de Logística e Transporte 2035; Agenda Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável; O trabalho do futuro e o futuro do trabalho; além de participar de diversas oficinas específicas para cada público: representantes de Entidades de Classe, inspetores, Comitê Mulheres e CreaJr.

15º Ciclo do Prêmio Crea de Qualidade
Encerrando a programação do evento aconteceu a cerimônia do 15º Ciclo do Prêmio Crea-PR da Qualidade – PCQ, que tem por finalidade a premiação dos profissionais e das Entidades de Classe que tiveram destaque em sua atuação ou em seu sistema de gestão.

Com informações do CREA-PR