CREA-RS registra com pesar o falecimento da funcionária Arq. e Urb. Maríndia Girardello

À frente do Núcleo de Apoio ao Colegiado participou da Sessão Plenária de 09 de dezembro de 2021. Créditos: Arquivo CREA-RS

É com profundo lamento que o CREA-RS comunica o falecimento da Arquiteta e Urbanista Maríndia Izabel Girardello, aos 70 anos, funcionária de carreira do Conselho, por onde atuou por 19 anos. O velório será realizado nesta quinta-feira (29/09) na capela K do Jardim da Paz, a partir das 11 horas, com o enterro às 17 horas.

Neste momento de dor, em nome da diretoria, funcionários, conselheiros e inspetores, o CREA-RS presta condolências à família e aos amigos.

Trajetória pessoal e profissional

Maríndia cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Embora tenha residido quando criança em Erechim (nasceu em Getúlio Vargas), veio para Porto Alegre aos oito anos. Após a formatura, regressou a Erechim, onde se estabeleceu por 27 anos, de 1976 a 2003.
No CREA-RS atuou na Câmara Especializada de Arquitetura, à época que os profissionais da modalidade ainda não tinham Conselho próprio, como conselheira titular (2001/2003) e adjunta ( (2000). Também foi inspetora-secretária na Inspetoria de Erechim pelo biênio 90/92.
Atualmente, estava lotada no Núcleo de Apoio ao Colegiado. Em sua trajetória profissional atuou também no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS).

No ano passado, ocorreu o lançamento do livro durante a Feira em Porto Alegre

Maríndia também lançou na Feira do Livro do ano passado o livro A Construção de Erechim, que conta a história da Arquitetura da cidade, reunindo suas descobertas que, de 1989 a 1991, foram sendo contadas nas páginas do jornal A Voz da Serra, que circulava em Erechim. Ainda na década de 1990, os resultados da pesquisa foram publicados em outro jornal, o Diário da Manhã.