Plenária do CREA-RS n. 1.831 reúne cerca de 90 conselheiros

Presidida pelo diretor administrativo, Eng. Civ. Nelson Moussalle, a Plenária Ordinária do CREA-RS ocorreu, de forma híbrida, no Auditório do Prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), na sexta (16), reunindo cerca de 90 conselheiros.

A mesa contou ainda com a presença do diretor financeiro, Eng. Eletric. Fernando Carvalho; diretor administrativo da Mútua-RS, Eng. Civil Gilmar Piovesan; coordenador adjunto das Inspetorias, Eng. Civ. Milton Pedrollo; coordenador adjunto do CDER-RS, Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gobbato.

Em sua manifestação, o Eng. Civ. Gilmar Piovesan, diretor administrativo da Mútua-RS, falou sobre os cursos de capacitação que a Mútua do Rio Grande do Sul vai promover. "Vamos realizar vários cursos de capacitação, tanto no formato on-line, como presencial. Todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua poderão participar. Já temos sete cursos que foram enviado pelas universidades. Agora, vamos encaminhar para as Câmaras Especializadas para avaliação e a relevância dos temas", destacou.

O coordenador adjunto das Inspetorias, Eng. Civ. Milton Pedrollo, aproveitou na parte das comunicações para convidar os profissionais a votarem nas eleições das Inspetorias, que ocorrem de 21 a 23 de setembro. "Ocorrerá exclusivamente on-line. É importante a participação de todos. Temos um vídeo, bem produzido pela área de Comunicação e Marketing, didático com relação ao passo a passo para a votação. Vamos divulgar e também os nomes dos candidatos estão no site do CREA-RS", informou.

O Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gobbato, coordenador adjunto do CDER-RS, agradeceu aos representantes das entidades que contribuíram para a realização do EESEC, em Caxias do Sul. "Agradecemos principalmente às entidades anfitriãs. “Foi muito produtivo, com a participação de 91 profissionais, mais de 43 entidades de classe. Na avaliação, 75% consideram como ótimo o evento, fazendo com que realmente o evento tenha atingido o seu objetivo: capacitar e contribuir para o fortalecimento das entidades. Uma das mocões foi sobre o acesso a recursos para as entidades de classe. Acreditamos que com o bom diálogo  vamos buscar apoio para construir um edital com a possibilidade de patrocínio", apontou.

Por videoconferência, a Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal pelo RS, falou da satisfação em representar o Crea gaúcho. "Todos estão de olho nas melhorias do CREA-RS. Acompanhei esta semana a presidente do CREA-RS, que veio a Brasília apresentar os programas que estão sendo implantados, como o projeto de governança, carteira digital. São exemplos a serem seguidos por todos os Creas. Os conselheiros têm um papel importante na implantação destes programas", sugeriu.

Falou ainda sobre o Contecc. "Estou orgulhosa dos trabalhos técnicos de profissionais do Rio Grande do Sul. Foram mais de 240 trabalhos enviados. Muitos deles estão sendo exemplos", adiantou.

Eventos importantes como Cidades Inteligentes foram citados pelo coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Civil e Agrimensura, também do CREA-RS. "Além da abertura, a convite do evento, fui um dos palestrantes do Seminário Cidades Inteligentes, em Brasília", informou.

Coordenador da Comissão de Renovação do Terço, o Eng. Civil Cláudio Akila Otani sugeriu a antecipação da entrega das documentações das instituições de ensino e entidades de classe. "Em geral, os documentos solicitados são entreguem no mesmo ano, mas seria importante que os representantes já procurassem antecipar e começassem a entregar ainda este ano, para evitar que as entidades percam o prazo, como já ocorreu", lembrou, destacando ainda que este procedimento já é feito por outros Creas.

O Eng. Químico Marino Grecco, coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Química, e também do CREA-RS, representante das Câmaras no Programa Mulherer, trouxe informações sobre os eventos que estão ocorrendo, como a homenagem ao Dia da Mulher, na Câmara Federal, quando a Eng. Química Damaris Kirsch Pinheiro foi uma das homenageadas. "Importante destacar essas profissionais, como a Eng. Damaris, que tem uma experiência de prestação de assessoria técnica em organismos internacionais, portanto é reconhecida internacionamente", ressaltou.

Após informações de conselheiros em participações de eventos, foi avaliado e votado o Relatório de Orçamento e Tomada de Contas, além da aprovação da Proposta Orçamentária do CREA-RS para o exercício 2023, incluindo a concessão de patrocínio para as entidades promoverem cursos de capacitação profissional. Na sequência, os processos com recursos ao Plenários foram apreciados e votados.