CREA-SC sedia I Fórum de Integração das Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Sul do Brasil

Coordenadores das CEEMM dos Creas. Créditos: Arquivo CREA-SC

O CREA-SC realiza neste 8 e 9 de setembro, por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), o I Fórum de Integração das CEEMM do Sul do Brasil. O evento acontece na sede do Conselho em Florianópolis, com mediação do Eng. Mec. Ernani Costa, coordenador da Câmara de Santa Catarina.

Coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do CREA-RS, Eng. Carlos Roberto da Silveira

"Proponho aos presentes que façam deste encontro um momento não só para adquirir conhecimento, mas que possamos sair daqui com algo concreto que possa ser utilizado por todos os Creas do Sul e também do país", reforçou o coordenador da regional catarinense.

Profissionais do Rio Grande do Sul, acompanhado do 1º vice-presidente, Eng. Marco Aurélio Caminha

Compuseram a mesa de abertura – da esquerda para direita: Oper. Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira, coordenador da CEEMM/RS; Eng. Mec. Éder Ramos, coordenador nacional e da CEEMM/BA; Eng. Mec. Ernani Costa, coordenador da CEEMM/SC; Eng. Mec. Osny do Amaral Filho, presidente em exercício do Crea-SC; Eng. Eletric. Evânio Nicoleit, conselheiro federal; e Eng. Mec. Ayrton Pontes, coordenador da CEEMM/PR.

"Costumo dizer que Engenharia e os profissionais são nacionais, mas nossa fiscalização acontece de forma regional. Nós não podemos permitir isso, pois o profissional vê isso como uma setorização da Engenharia", destacou o coordenador nacional sobre a importância deste tipo de evento. Ramos acrescentou que pretende levar o formato do fórum para as regionais do Nordeste, exaltando também os temas pautados para os dois dias de programação.

O evento é direcionado aos conselheiros das CEEMM dos Creas, com participação de diretores regionais, assessores técnicos da modalidade Industrial, além de profissionais e lideranças de entidades de classe, incluindo a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec) e a Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi).

Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC); Responsabilidade Técnica em Parques Temáticos, Resolução 1.073/2016 do Confea; Fabricação de Estruturas Metálicas: Atribuições Profissionais e Instalação de Gás Natural Veicular são alguns dos temas em debate.

Na dinâmica do I Fórum de Integração das CEEMM, cada regional indicou três temas e profissional para discorrer sobre o assunto. Grupos de Trabalho serão criados para discutir soluções e propostas sob a luz do que foi apresentado nas palestras. As conclusões deverão ser reunidas em uma Carta de Diretrizes ao final de toda programação.

Abriu a manhã de palestra o presidente em exercício, Eng. Mec. Osny do Amaral Filho. O profissional responsável pelo Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI) do Crea-SC, falou sobre PMOC: aplicações e fiscalizações. Osny também apresentou a tecnologia empregada no Conselho de renovação de ar.

"Neste auditório já estamos utilizando o gerador de peróxido de hidrogênio que implantamos dentro do nosso programa e que está sendo amplamente debatido aqui no Estado e que virou referência nacional. Temos também um sistema de injeção e exaustão de ar, além de quatro aparelhos de purificação com H2O2", ressaltou.

Acesse aqui a programação completa.

Fonte: CREA-SC