Inspetoria de Bagé cumpre agenda na universidade e prefeitura do município

Alunos do oitovo ano de Agronomia participaram do bate-papo . Créditos: Arquivo CREA-RS

Buscando aperfeiçoar e aproximar da comunidade a atuação do CREA-RS na região de Bagé, a inspetoria do município, na última segunda-feira (29), realizou duas importantes ações. À tarde, a inspetora-chefe Eng. Agr. Marta Helena Ebert Hamm Oliveira, acompanhada da representante da Engenharia Civil na Comissão Multimodal, Eng. Maíra de Moura Gonçalves, da agente fiscal Sheila Rosa de Quadros e do supervisor da Regional Gustavo Vaz estiveram na Prefeitura do Município em reunião na Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos.

Encontro objetiva realizar convênio entre Crea e município

O encontro foi para viabilizar um convênio para troca de informações de fiscalização em obras civis na cidade, e na questão da inspeção veicular. Quem recebeu a equipe do CREA-RS foi o coordenador das Obras Privadas do município, Eng. Civil Volmir Oliveira Silveira, junto a servidora Pâmela Ieda, que trabalha na informatização dos expedientes da Geplan - Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos. Oliveira destacou a importância da demanda. “É uma questão administrativa que é boa para todo mundo. Importante para a prefeitura na regularização das edificações e para o CREA-RS na questão profissional.”

À noite, a inspetora Eng. Agr, Marta Hamm e o supervisor Gustavo Vaz participaram da aula da cadeira de Legislação Agrária e Profissional dos alunos do oitavo semestre do curso de Agronomia da Faculdade Ideau, Unidade Passo Fundo, ministrada pela professora Letícia Fátima de Azevedo.

Legislação profissional, questões de ética, funcionamento do Sistema Confea/Crea, receituário agronômica, as Câmaras Especializadas, com ênfase na de Agronomia, a carteira digital do CREA-RS, além de experiências práticas de ações fiscalizatórias estiveram entre os temas abordados.

Os cerca de 30 alunos aproveitaram também para tirar dúvidas de atuação profissional, e registro no Conselho. Para a professora, a vinda dos representantes do CREA-RS é uma grande oportunidade aos futuros Agrônomos para saber, com casos contados na prática, como se dá a atuação do conselho profissional e reforçar a responsabilidade de atuação que terão no mercado de trabalho. "Foi uma noite muito especial, pois muitas vezes temos toda a teoria, mas saber as questões na prática é muito importante para os alunos."