CREA-RS lança Carteira Digital dos profissionais no Instituto Caldeira

Créditos: Arquivo CREA-RS

A carteira profissional em versão digital é o mais novo produto disponibilizado gratuitamente pelo CREA-RS aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências a partir do dia 31 de agosto, quando o CREA-RS fará o lançamento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

O documento de identificação oficial válido em todo o território nacional foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A inovação que fortalece a sua profissão traz maior agilidade na solicitação do documento, custo zero para os profissionais e maior economia para o Conselho.

Um dos mais importantes diferenciais da Carteira Profissional Digital é a segurança, pois o ProID possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados – QR Code Vio – já utilizada pelo Serpro em outras soluções digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O QR Code VIO usa um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional.

Além da inovadora tecnologia de QR Code Vio, o ProID conta ainda com mecanismos de segurança adicionais, como o reconhecimento facial para validar a vinculação e geração da carteira; número de registro e código de acesso secreto definido pelo órgão; e senha pessoal do usuário, que garante a privacidade no acesso.

Para a Engenheira Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, esta é uma das muitas ações de inovação que queremos implantar em nosso Conselho. “A carteira digital vem também para colaborar com essa nova cultura digital aos profissionais com mais tempo de atuação. Temos que reverter todas nossas ações internas sempre aos profissionais e às empresas. Enxergarmos sempre com este olhar na ponta, buscando que tenham impacto positivo na vida dos nossos registrados e na nossa fiscalização à sociedade. Isso tem que ser prioridade”, destacou.