CREA-RS, Secovi e Smov realizam reunião sobre Inspeção Predial
Encontro foi realizado na sede da Smov na última sexta-feira (6). Créditos: Arquivo CREA-RS
Com intenção de ampliar o prazo de entrega dos primeiros dos Laudos Técnicos de Inspeção Predial, exigidos pelo Decreto Municipal 17.720, de 2 de abril de 2012 e que para as edificações com mais de 30 anos vencem em outubro; assim como auxiliar na elaboração de diretrizes mínimas a serem seguidas pelos profissionais para realização do trabalho, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani; do Ibape-RS, Eng. Marcelo Saldanha; e a vice-presidente do Secovi-RS, Simone Camargo, estiveram na última sexta-feira (6), na sede da Secretária Municipal de Obras e Viação (Smov), em encontro com o secretário Adriano Gularte, que demonstrou disposição em acatar as solicitações.
Sobre o adiamento dos prazos, Gularte destacou que a Prefeitura também está se adequando internamente para receber os laudos e darmos os encaminhamentos necessários.“ Teremos dificuldades na implementação, até pelo número de edificações da cidade, mas a sociedade como um todo tem que se preparar e se ajustar”, disse destacando que irá se procurar ajustar os prazos da melhor maneira, sendo importante que se cumpra a legislação. Simone Camargo também justificou o pedido, dizendo que a entidade foi procurada por diversos condomínios que ainda não sabem como proceder e pediram a prorrogação. “Temos 13 mil condomínios em Porto Alegre. Como atenderemos os condôminos nesse prazo?”, indagou.
Eng. Capoani destacou que o CREA-RS está apto a colaborar com a Prefeitura no que for necessário. “Este decreto vai minimizar os riscos de que ajam acidentes com as nossas edificações. Um laudo a cada cinco ou dez anos é o mínimo”, ressaltou o presidente, lembrando que em Capão da Canoa, onde existe a legislação desde 2009 “ninguém compra apartamento sem o laudo”. “É uma valorização do imóvel”, disse. Para ele, as entidades têm obrigação de trabalhar de forma integrada e se disponibilizou a que se realizem convênio de fiscalização entre o Município e o Conselho. Também participaram do encontro o Arquiteto Geraldo Ózio, 2° vice-presidente do Ibape e Arquiteta Ilza Bernazo da Smov. Ficou acertado um novo encontro para esta semana, onde serão definidas as diretrizes do Laudos, entre CREA-RS, Smov e Ibape-RS.