Porto Alegre sedia terceira reunião do CREASUL

Eng. Nanci Walter entre a Eng. Agr. Ângela Paviani (CREA-SC) e Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira (CREA-PR). Créditos: Arquivo CREA-RS

Coordenada pela presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, a terceira reunião do CreaSul ocorreu, na quarta (20), de forma presencial, com a presença dos presidentes dos CREAS Paraná e Santa Catarina, respectivos Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira e Eng. Agr. Ângela Cristina Paviani, além de representantes do Sistema Confea/Crea e a gerente dos CREAS da Região Sul, Letícia Almeida.

Em virtude da importância de encontros como este que reúne os presidentes dos três Creas da Região Sul, parte da diretoria do Conselho e a fiscalização também participaram das discussões acerca de demandas do Sistema Confea/Crea e também no alinhamento entre os Regionais da Região Sul.

Demandas dos Creas da Região Sul em pauta

Compuseram a mesa: 1º e 2ª vice-presidentes, respectivos Eng. Mec. e Seg. Trab. Marco Aurélio Caminha Jr. e Eng. Eletricista Nilza Zampieri; a 2ª diretora administrativa, Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, o 1º diretor-financeiro, Eng. Eletricista e Seg. Trabalho, Fernando Luiz Carvalho de Silva, o gerente de Fiscalização, Eng. Quím. e Seg. Trab. Sidnei Machado, e a superintendente Denise Russo.

Diretoria do CREA-RS

Entre os assuntos discutidos na reunião, destaque para o acordo de Cooperação do Sistema e TRF4 para implantação do SEI MO, e mais:

• CREA-RS: a realização da Expointer, de 27 de agosto a 4 de setembro deste ano, em Esteio (RS). Além disso, o Conselho gaúcho e os demais se debruçaram acerca do relatório aprovado da PL 1024/2020, que altera as regras de registro profissional de engenheiros e pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais para facilitar a contratação de estrangeiros.

• CREA-SC: retomada dos Grupos Temáticos nas reuniões do CreaSul (com gerentes da fiscalização, comunicação, jurídico, departamento técnicos e outros) e apresentação do programa de produtividade de fiscalização.

• CREA-PR: Convênio ABNT, acompanhamento dos trâmites das propostas do CreaSul no Confea, Encontro Técnico do CreaSul em Goiânia, posicionamento sobre valores de anuidades, taxas e ARTs para 2023 e participação da delegação da SOEA e CNP.

O próximo encontro está programado para o começo de setembro, no Paraná.