Compromisso: Colegiado finaliza carta a candidatos à Presidência

O último dia da reunião do colegiado foi marcado ainda pela leitura da carta em prol das demandas nacionais e das pautas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O texto pede aos candidatos à Presidência da República o comprometimento com o “desenvolvimento sustentável, a geração plena de empregos, a ampla e forte democracia e o respeito a todos e a cada um”.

Os líderes do Sistema recomendam que os candidatos “apresentem claramente seus compromissos para os próximos quatro anos com investimentos na infraestrutura do país, portos, aeroportos, ferrovias, estradas, metrôs e energia elétrica; na melhoria da qualidade de vida da população com políticas públicas permanentes de habitação de interesse social, abastecimento d´água, esgotamento sanitário, destinação correta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, preservação do meio e sustentabilidade”. O documento segue pontuando que “o crescimento sólido do agronegócio, em bases ambientalmente corretas, economicamente fortes e socialmente justas não deve ser mais importante que a agricultura e a pecuária familiar dos pequenos e médios produtores”, e defende ainda que a “ampliação das escolas de tempo integral deve abranger todo território nacional, bem como, o fortalecimento do sistema público de saúde, garantindo a todos a devida assistência nas horas mais difíceis”.

A carta foi lida pelo presidente em exercício do Crea-PE, eng. civ. Stênio Cuentro
Aos presidenciáveis é pedido o comprometimento firme na garantia do piso salarial profissional, da punibilidade exemplar ao exercício ilegal da profissão, à carreira de Estado em todos os níveis. “Garantam o cumprimento legal da cronologia de pagamentos dos serviços contratados, da lisura dos processos de seleção na contratação de obras e serviços públicos e a conclusão de milhares de obras paralisadas”, orientam as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua ao final da carta.