Dia Internacional da Mulher: Orgulho de ser Engenheira, Agrônoma e profissional das Geociências

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. O dia simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Nos Sistema Confea/Crea essa participação ainda não é equivalente ao gênero masculino. No Brasil, dos mais de um milhão de profissionais inscritos, menos de 220 mil são mulheres. No Rio Grande do Sul, dos cerca de 65 mil registros, apenas 12 mil e 600 são mulheres.

Mas a cenário está mudando. No RS, a presidente Eng. Ambiental Nanci Walter é a primeira mulher eleita para o cargo nos 87 anos de história do CREA-RS, em pleito de 2020. Em nível nacional, também foi esta a eleição que mais levou profissionais mulheres aos cargos de liderança o Sistema Confea/Crea.

Outra iniciativa que busca a equidade de gênero nas Engenharias, Agronomia e Geociências é o Programa Mulher quem, desde sua concepção, em 2018, representa um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições de 2020, esse percentual subiu para 14%.

Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, que atualmente representam 200 mil profissionais inscritas no Sistema.

Assim, fica a homenagem a este dia que marca a luta das mulheres por respeito e por igualdade.

“É sobre ter orgulho de ser Engenheira, orgulho de ser Agrônoma, orgulho de ser profissional das Geociências, orgulho de ser o que quiser!
A transformação começa por elas e, neste Dia Internacional da Mulher, o CREA-RS demonstra a sua admiração por todas as mulheres profissionais que fazem deste Conselho gaúcho melhor a cada dia.”