Hotel em Gramado é o primeiro a receber o Selo Hotel Mais Seguro do CREA-RS

Atuação da fiscalização na averiguação de serviços técnicos da rede hoteleira. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quarta-feira (26), o Hotel Sky Palace, em Gramado (RS), receberá o primeiro Selo da Operação Hotel mais Seguro do CREA-RS, atestando que o estabelecimento atende aos requisitos solicitados pela fiscalização do Conselho gaúcho.

O evento contará com a presença da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, dos dirigentes do hotel, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, entre autoridades do município.

A Operação Hotel mais Seguro, realizada simultaneamente pelos Creas da Região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocorreu de 1º a 15 de dezembro, visando à segurança da sociedade na retomada da economia e do setor de turismo diante da estabilidade da segurança sanitária com o ritmo avançado da vacinação contra a covid-19.

No Rio Grande do Sul foram fiscalizados 317 hotéis, com a verificação de 571 Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e a entrega de 308 Termos de Requisição de Providências (TRDPs).

O objetivo é verificar a responsabilidade dos serviços técnicos executados recentemente e a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços como manutenção de elevadores, central de gás, ar-condicionado, equipamentos de proteção contra descarga atmosférica, que dependem da expertise de engenheiros. Apontando assim se estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados.

“No final da ação disponibilizamos ao empreendimento um selo que poderá ser exposto indicando que o estabelecimento apresenta segurança no cumprimento de legislações e normas específicas relacionadas à área tecnológica. Considerando que as manutenções devem ser realizadas anualmente, o selo tem validade de um ano”, destaca a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS.

De acordo com a presidente Nanci, a ação visa ainda orientar os proprietários dos empreendimentos hoteleiros não só manter a manutenção em dia, mas também buscar empresas e profissionais habilitados nas atividades técnicas, resguardando-os de eventuais acidentes e promovendo a segurança dos hóspedes.

“O Hotel Sky Palace é o primeiro a obter o Selo, mas na medida que os hotéis gaúchos forem atendendo às solicitações da fiscalização irão receber o selo, a exemplo do que também está ocorrendo no Paraná e em Santa Catarina”, adiantou.