CREA-RS fiscaliza obra no Estaleiro de Rio Grande

Com o objetivo de verificar a presença de profissionais habilitados e com registro no CREA-RS em atividades que exigem a responsabilidade técnica de empregados que ocupam cargos cuja a exigência seja a formação superior nas áreas da Engenharia, Geologia, Geografia e Meteorologia, o agente fiscal Flavio Medeiros Prado visitou as obras no Estaleiro de Rio Grande.

Depois de cinco anos sem movimentação, em função da crise do setor, o Estaleiro de Rio Grande voltou a operar no final de agosto. A embarcação Siem Helix I ingressou no dique seco do empreendimento, onde recebe reparos. Para a população e profissionais do setor a movimentação promove mais empregos não só na atividade direta, mas em todas as áreas.

Na ocasião, além da relação dos empregados que ocupam cargo técnico, foram solicitadas as seguintes ARTs:

- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudo ou relatório de manutenção; Laudo de aterramento de máquinas e equipamentos;

- Laudo das Instalações Elétricas; Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI); Laudos de manutenção ou instalação do sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA);

- Programa de manutenção preventiva/corretiva das máquinas (planejamento e gerenciamento efetuado por profissional legalmente habilitado);

- Laudo de Inspeção; Relatório de manutenção preventiva e corretiva de  pontes- rolantes, esteiras- rolantes, elevador de carga e pessoas;

- Linha de vida e ponto de ancoragem – projeto, execução, dimensionamento e manutenção; Laudo de adequações de máquinas e equipamentos;

- Plano de Gestão de Resíduos; Certificados dos cursos de qualificação realizados em atendimento as NR 10, NR11, NR, 12, NR 33, NR35, ART e/ou cópia do contrato referente ao serviço de manutenção de navio em execução.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, autarquia federal, legalmente instituído pela Lei 5.194, de 1966, responsável pela fiscalização do exercício profissional das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, nos seus níveis superior e médio, de forma a assegurar a prestação de serviços técnicos e a execução de obras com participação de profissional habilitado e observância de princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

Estaleiro Rio Grande

Por quatro anos, a construção de plataformas para a extração de petróleo movimentou as atividades do estaleiro. Nesse período, o setor naval da cidade chegou a contar com 30 mil trabalhadores. Mas, em 2016, ele passou a sofrer os impactos da Operação Lava-Jato, que apurou desvios em contratos da Petrobrás.

Uma estimativa da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) aponta que, entre 2016 e 2019, Rio Grande perdeu 18,9 mil empregos diretos e indiretos. E, com isso, uma queda na arrecadação de impostos estimada em R$ 21 milhões.

"A gente batalhou cinco anos, desde o término do contrato da PCOS, lá em dezembro de 2016, até agora, para trazer atividades navais para o estaleiro, que é na verdade o core business do estaleiro. Agora, felizmente, a gente conseguiu trazer o Siem Helix 1, retomando a construção, ou melhor, as atividades navais no estaleiro", afirma o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila.