Obra de ampliação da Todeschini recebe fiscalização do CREA-RS

São 31,8 hectares de ampliação fabril e 3,0 hectares de Centro de Distribuição (CD). Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta (16), o agente fiscal Homero Lopes visitou as obras de ampliação do Complexo Fabril da empresa Todeschini S.A, em Bento Gonçalves. São 31,8 hectares de ampliação fabril e 3,0 hectares de Centro de Distribuição (CD).

Ao todo, foram R$ 400 milhões investidos na obra, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos. A licença de instalação de autorização das obras de ampliação foi obtida em 2018. Ao todo, são R$ 100 milhões investidos na remodelação, gerando cerca de 2 mil empregos diretos para a Região da Serra.

De acordo com o projeto, a empresa será ampliada em 216.808.75 metros quadrados, dos quais 97,6 mil serão de área construída e 216,8 mil metros quadrados de área ao ar livre. Com esta medida, a capacidade produtiva da empresa passa de 3,5 milhões para 11,9 milhões de unidades de peças por mês.

Foi verificada a responsabilidade técnica dos serviços que exigem a participação de profissionais do Sistema Confea/Crea, como obras civis de reforma e ampliação de pavilhão industrial com área de aproximadamente 24.000 metros quadrados, serviços em estrutura metálica para o pavilhão, obras em terraplanagem, serviços de desmonte de rochas com uso de explosivos, construção de galerias para escoamento de água pluvial, serviços na área de segurança do trabalho, como áreas de vivência, instalação de contêiner, instalações elétricas provisórias.

O agente fiscal deixou um Termo de Requisição de Documentos e Providências solicitando cópias dos contratos com a empresas terceirizadas que estão prestando serviços no local, das licenças ambientais e das ARTs dos responsáveis técnicos pela obra de reforma e ampliação do pavilhão e da galeria pluvial.

No termo, foram solicitadas, entre outras, as ARTs dos profissionais responsáveis:

- Projeto e execução de fundações, arquitetônico, estrutural, instalações elétricas e hidrossanitárias.
- Laudo geológico.
- Projeto de obras de terraplanagem.
- Drenagem.
- Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.
- Projeto da rede de esgoto.
- Segurança do trabalho (área de vivência, instalações elétricas provisórias, instalação e aterramento de contêiner.
A empresa tem 10 dias para atender às demandas solicitadas.