CREA-RS participa de força-tarefa e se solidariza com o CBMRS

Após uma semana de intenso trabalho, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) localizaram, nesta quarta-feira (21/7), os corpos dos dois bombeiros que estavam desaparecidos desde o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre: o primeiro-tenente Deroci de Almeida Costa e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.

O Conselho também presta seu reconhecimento ao trabalho do CBMRS, em conjunto com o grupo técnico de Engenheiros, nestes oito dias de operação de busca e resgate.

O CREA-RS que participou da força-tarefa para o resgate e salvamento dos bombeiros desaparecidos, se solidariza neste momento de dor aos familiares, colegas de Corporação e Governo do Estado.

Conhecimento técnico a serviço da sociedade

O Conselho gaúcho esteve ao lado do Corpo de Bombeiros nas ações de busca pelos dois bombeiros militares desaparecidos, desde a tarde de sexta-feira (16), com engenheiros de entidades públicas e privadas, entre elas CREA-RS, Ibape-RS e UFRGS.

O tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre e que coordenou os trabalhos de busca no terreno, apresentou aos profissionais as ações de combate ao fogo e de busca e resgate desenvolvidas até o momento - atividade que permanece 24 horas em andamento.

Os Engenheiros também foram apresentados às equipes de operação e fizeram um reconhecimento da área de escombros no prédio. Pelo CREA-RS, a Eng. Ambiental Nanci Walter e o Eng. Civ. Marcelo Saldanha, conselheiro; pelo Ibape-RS, a presidente Eng. Emília de Oliveira; pela UFRGS/Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais, o prof. Luiz Carlos Pinto da Silva, acompanhado de profissionais, mestrandos e doutorandos.

Esta força tarefa, segundo Eng. Nanci, é fundamental para colaborar na busca dos bombeiros desaparecidos. O professor Luiz Carlos também reforçou a importância do apoio às atividades. "Neste momento delicado é importante o aporte técnico", cita.

Também estava presente no encontro o subchefe de Defesa Civil, coronel Rodrigo da Silva Dutra.