Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí abre inscrição para eleições

Créditos: Arquivo SEMA

Estão abertas, até o dia 1º de julho, as inscrições para cadastramento de entidades para a Gestão 2021-2023 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí . As inscrições devem ser feitas preferencialmente por meio eletrônico e as candidatas devem enviar a documentação para baixojacui@gmail.com ou para crh@sema.rs.gov.br. Se feitas por meio físico, devem ser entregues na Prefeitura de Charqueadas.

Os Comitês de Bacia são estruturas de Estado e integram o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. São compostos 40% por membros oriundos das categorias de Usuários da Água, 40% pela sociedade e 20% por Entes Públicos do Estado. O colegiado é chamado de “Parlamento das Águas” e tem como papel discutir assuntos como a disponibilização de água para irrigação e para a indústria, mineração de areia, pesca, turismo, drenagem urbana, geração de energia, entre outros.

A eleição é promovida pelo Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH/RS). A Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, localizada na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba, possui área de 17.359 km² e população estimada de 365.764 habitantes (2020), sendo 262.910 habitantes em áreas urbanas e 102.854 habitantes em áreas rurais.
Saiba mais:  https://sema.rs.gov.br/g070-bh-baixo-jacui