30 anos da Inspetoria do CREA-RS de Canoas
Inspetores e ex-inspetores da inspetoria de Canoas . Créditos: Arquivo CREA-RS
Como solenidade especial pelo 30º aniversário da Inspetoria de Canoas, várias lideranças e autoridades, entre elas a do presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, se reuniram na noite desta quinta-feira (13) em um jantar comemorativo que homenageou os profissionais que contribuíram para que esta Inspetoria se transformasse em um exemplo de representação do CREA-RS no Estado. Em 13 de maio de 1983, a cidade de Canoas foi escolhida para sediar o Escritório de Representação do CREA-RS, à época na presidência do Arquiteto José Albano Volkmer. Após três décadas de atuação, esta Inspetoria concentra dos 7.300 registrados na Zonal Sinos, mais de 2 mil profissionais.
O evento foi aberto com a palestra do Engenheiro Eletricista Celso Rosa Lopes sobre um tema bastante pertinente atualmente: “Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade e Riscos Elétricos”, no qual ressaltou que a eletricidade é perigosa e traiçoeira e que a NR-10 traz condições básicas para proteger a vida. Em sua apresentação, o Eng. Lopes mostrou as consequências e os tipos de manifestações pelo corpo humano sob a presença da eletricidade, o “Limiar da Percepção”. O especialista chamou atenção ainda para as várias ações trabalhistas nos canteiros de obras devido à ausência de requisitos mínimos para a segurança da mão de obra que, sem qualificação e capacitação, não atendem a algumas exigências das normas, como o aterramento. Para ele, muitas vezes, as quedas de árvores, muros, escadas, que acontecem na área da construção civil, são consequências de choques elétricos.
Ao abrir as homenagens da noite, o Eng. Mec. e Metalúrgico Alberto Stroff, presidente da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Canoas (Seaca), lembrou que a história da Entidade se entrelaça com a da Inspetoria. “A parceria e a integração desses profissionais é que contribuíram para o fortalecimento e a instalação da Inspetoria no município”, afirmou, ressaltando ainda que mesmo com a criação do Conselho de Arquitetura, nada mudou para a associação. “Os Arquitetos continuam na Seaca.” Aproveitou para agradecer inspetores e funcionários da Inspetoria, com destaque para o trabalho da Ezani, que contribui para facilitar o trabalho dos profissionais da cidade.
Além de também agradecer, o Inspetor-Chefe de Canoas, Eng. Agrônomo Elson Geraldo de Sena Costa, destacou a integração da Inspetoria com os órgãos públicos: “A trajetória da Regional sempre esteve pautada por esta parceria, com a presença dos representantes em várias comissões municipais”. Também presente no evento o coordenador das Inspetorias, Eng. Agrônomo Bernardo Palma, elogiou o trabalho da Inspetoria: “É um exemplo a seguir o funcionamento que se estabeleceu nesta Inspetoria”, frisou.
Em sua manifestação, o Eng. Capoani lembrou que Canoas saiu de outras Inspetorias e que é bom ver que os filhos vão crescendo. “Há 30 anos, a cidade era escolhida como sede da Inspetoria. Hoje, considerado o município que possui o segundo maior PIB gaúcho e populoso da Região Metropolitana, está provado que a escolha estava certa para esta representação do Conselho gaúcho.” Além disso, aproveitou para informar sobre os preparativos para a próxima Soea, que será realizada entre os dias 9 e 14 de setembro, Gramado, justificando que muitas vezes não pode estar presente em eventos do Estado, por estar viajando pelo país para levar questões que estão sendo discutidas pelos profissionais gaúchos, como a questão da Manutenção Predial e a nova legislação para a Segurança contra Incêndio. No final, houve uma homenagem aos profissionais que atuaram à frente da Inspetoria ao logo destas três décadas. Houve ainda uma homenagem especial para o Eng. Eletricista Vitor Lemieszewski, que faleceu no ano passado. Além dos outros atuais inspetores de Canoas, Eng. Químico e Seg. Trab. Ricardo Brandalise e Eng. Mec. e Seg. do Trabalho Suzi Leibruk Fleck, do representante da Zonal Sinos, Eng. Civil José Luiz Garcias, também Inspetor de São Leopoldo, estavam presentes o vice-presidente, Eng. Mecânico e de Seg. do Trabalho Paulo Deni Farias, 1º diretor financeiro do CREA-RS, Eng. Op.-Eletrônica Sérgio Boniatti o assessor da Presidência Eng. Agrônomo Roberto Bento da Silva. Também participaram conselheiros, profissionais, funcionários e demais convidados.