Consulta pública sobre Código Nacional de CT&I
Dois conselheiros federais e três especialistas integrarão o Grupo de Trabalho do Confea, criado na sexta (29/06), durante Sessão Plenária, com objetivo de participar da consulta pública do Projeto de Lei n. 2.177/2011, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O GT funcionará até 31 de dezembro deste ano, ou enquanto a consulta pública vigorar, o que ocorrer primeiro.
Antes da votação os conselheiros federais definiram e indicaram nomes dos integrantes. A deliberação aprovada, encaminhada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), estabelece que os integrantes do GT devem estar comprovadamente ligados às atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico. Posteriormente, a Comissão definirá quem fará a coordenação do grupo.
Os conselheiros federais que integrarão o GT são o tecnólogo em construção civil Dixon Gomes Afonso e o conselheiro suplente Renato Roscoe. O titular Dirson Freitag indicou seu suplente sob o argumento de que o engenheiro agrônomo Roscoe é doutor e pesquisador, especialista em biotecnologia.
A CAIS indicou o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jorge Nei Brito, pós-doutor em Engenharia Mecânica; e o geólogo e mestre e doutor em Geociências Antonio Pedro Viero.
Por indicação do conselheiro federal José Geraldo Baracuhy, o terceiro especialista a integrar o grupo é Marcondes Moreira de Araújo, analista do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Esse profissional é referência no assunto, tem uma visão atualizada sobre o tema e é uma pessoa atualizada em políticas de CT&I não só no Brasil”, defendeu Baracuhy.
Confea